Ícone do site Bahia Pra Você

UEFA tira final da Liga dos Campeões da Rússia

A Uefa está em discussões com seus advogados sobre o fim do relacionamento de longa data da entidade com a Gazprom, depois de confirmar que

A Uefa está em discussões com seus advogados sobre o fim do relacionamento de longa data da entidade com a Gazprom, depois de confirmar que a final masculina da Liga dos Campeões desta temporada foi transferida de São Petersburgo para Paris.

Em um dia em que o futebol europeu começou a tomar medidas firmes após a invasão da Ucrânia, com o Manchester United encerrando seu acordo de patrocínio com a Aeroflot e as equipes russas forçadas a disputar partidas em locais neutros, as autoridades russas alegaram que a Uefa estava jogando política com esporte.

A partida final da Uefa será realizada no Stade de France em 28 de maio, com o órgão dirigente agradecendo a Emmanuel Macron por seu papel na facilitação da mudança.

“A Uefa deseja expressar seus agradecimentos e apreço ao presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, por seu apoio pessoal e compromisso em transferir o jogo mais prestigioso do futebol europeu de clubes para a França em um momento de crise sem precedentes”, disse um comunicado.

“Juntamente com o governo francês, a Uefa apoiará totalmente os esforços de várias partes interessadas para garantir o resgate de jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e deslocamento”.

ANÚNCIO

Em mais um comunicado, a Uefa confirmou que haverá reuniões do ExCo em breve “onde assuntos adicionais serão abordados”. O Guardian entende que isso incluirá o relacionamento com a Gazprom, a gigante russa do gás, que patrocina as competições de clubes da Uefa há mais de uma década e está intimamente ligada ao futebol em toda a Europa.

Uma segunda decisão foi tomada para transferir os jogos em casa de clubes e seleções ucranianas e russas nas competições da Uefa para locais neutros. Com efeito, isso se aplica imediatamente apenas ao Spartak Moscou, que joga contra o RB Leipzig nas oitavas de final da Liga Europa. A competição internacional da Uefa, a Liga das Nações, está programada para ser retomada em junho, quando a Rússia deve receber a Islândia e a Albânia, e a Ucrânia deve receber a Armênia e a República da Irlanda.

Sair da versão mobile