Vladimir Putin lançou uma ampla ofensiva militar russa contra a Ucrânia por volta das 5h locais (0h no Brasil) na manhã de quinta-feira, depois de transmitir um discurso anunciando uma “operação militar especial” para “desmilitarizar” e “desnazificar” a Ucrânia.
De acordo com autoridades ucranianas, a onda inicial de ataques parecia envolver mísseis de cruzeiro, artilharia e ataques aéreos que atingiram infraestrutura militar e posições de fronteira, incluindo bases aéreas. Três horas depois do ataque, o Ministério da Defesa russo alegava ter “neutralizado” as bases aéreas e as defesas aéreas da Ucrânia.
Embora a maioria dos ataques aéreos tenha se concentrado no Leste, ataques também foram relatados no oeste da Ucrânia, incluindo Lutsk e Ivano-Frankivsk.
Autoridades ucranianas do serviço de guarda de fronteira e de outros lugares também relataram uma incursão blindada da Bielorrússia através da passagem de fronteira de Senkivka, no norte do país, apoiada por tropas bielorrussas.
Também houve relatos de tropas russas cruzando a fronteira a leste de Kharkiv e blindados russos entrando na Ucrânia a partir da Crimeia, sugerindo um ataque triplo do norte, sul e leste, com a Reuters divulgando vídeos de tanques russos em Mariupol.
No entanto, relatos anteriores de um desembarque anfíbio em Odessa foram negados por algumas autoridades ucranianas.
Por volta das 7h, horário local (2h no Brasil) – duas horas depois do ataque – rebeldes separatistas apoiados pela Rússia atacaram posições ucranianas em torno das repúblicas autoproclamadas em Luhansk e Donetsk .
Explosões foram ouvidas em cidades como Odessa, Mariupol, Kharkiv, Dnipro e na capital, Kiev.
O escopo total da operação militar russa não ficou imediatamente claro, mas Putin disse: “Nossos planos não incluem a ocupação de territórios ucranianos. Não vamos impor nada pela força.” No entanto, Putin e autoridades russas também negaram repetidamente o planejamento de um ataque militar à Ucrânia.
Quando as explosões foram ouvidas em Kiev, o prefeito da cidade ordenou que os moradores se abrigassem e permanecessem dentro de casa enquanto as sirenes soavam.
Imediatamente após a primeira onda de greves, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, anunciou que a lei marcial havia sido declarada em todo o país.
O ataque russo à Ucrânia ocorreu após a declaração de uma zona de exclusão aérea para aeronaves civis no nordeste da Ucrânia por meio do chamado Notam – aviso aos aviadores – nas primeiras horas da quinta-feira.
Poucas horas depois, autoridades ucranianas anunciaram a suspensão do tráfego aéreo civil interno, pois parecia que alguns ataques russos estavam perto do principal aeroporto civil de Kiev. No entanto, os militares russos disseram que alvejaram bases aéreas ucranianas e outros ativos militares, e não alvejaram áreas povoadas.
Frente Russa na fronteira com a Ucrânia pic.twitter.com/nFTRPHIER4
— ?? Fabio ???? (@Fabiolnot) February 24, 2022
Que imagem desesperante!!#Ucrania pic.twitter.com/7IyLiHRCaN
— D. Maria I de Portugal (@LoUcAnAdAdIsSoo) February 24, 2022
Se tu zomba com uma situação dessas, posso te dizer que você tem sérios problemas mentais.
Isso não é seu joguinho, nem seu reality show não.
Tenha um pingo de seriedade na vida, estamos a beira de uma
guerra mundial #URGENTE #Ucrania
pic.twitter.com/e1eTIOY3C4— Fer (@Fernada801) February 24, 2022