Ícone do site Bahia Pra Você

STF ordena início das penas de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

O grupo inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes do primeiro escalão do governo, acusados de articular medidas para subverter

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) o início do cumprimento das penas impostas aos condenados do Núcleo 1 da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado. O grupo inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes do primeiro escalão do governo, acusados de articular medidas para subverter o resultado das eleições de 2022.

Na decisão, Moraes rejeitou os novos recursos apresentados pelas defesas — embargos de declaração e embargos infringentes — e declarou o trânsito em julgado das condenações, encerrando a possibilidade de novas contestações. Ele também solicitou à Primeira Turma do STF, presidida por Flávio Dino, a convocação de sessão virtual extraordinária para referendar a medida, sem prejuízo do início imediato das penas.

Quem são os condenados e as penas

Segundo Moraes, os recursos rejeitados tinham caráter protelatório e não apresentaram fundamentos para alterar as condenações. A decisão segue entendimento consolidado do STF de que embargos de declaração não podem ser usados para rediscutir o mérito do julgamento.

Sair da versão mobile