Bahia Pra Você

Soldados que disseram a navio russo “vá se fuder” podem estar vivos

Soldados ucranianos que se acredita terem morrido enquanto defendiam uma ilha depois de dizer a um oficial de um navio de guerra russo “vá se fuder”, ainda podem estar vivos, de acordo com a Guarda de Fronteira do Estado da Ucrânia.

Relatos iniciais disseram que os 13 guardas de fronteira morreram depois de se recusarem a entregar a Ilha da Cobra, que fica a 300 quilômetros a oeste da Crimeia, de um bombardeio aéreo e marítimo russo na quinta-feira (24).

Em seu discurso após o primeiro dia da invasão russa, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, anunciou que concederia postumamente a todos os soldados o prêmio Herói da Ucrânia. “Todos os guardas de fronteira morreram heroicamente, mas não desistiram”, disse Zelenskiy.

Eles teriam respondido a um oficial a bordo do navio de guerra russo com um desafio: “Navio de guerra russo, vá se fuder” quando solicitados a depor suas armas.

Mas em um comunicado recente postado no Facebook, o Serviço de Guarda de Fronteira do Estado da Ucrânia disse: “Nós [temos] uma forte crença de que todos os defensores ucranianos da ilha de Zmiinyi (Snake) podem estar vivos”.

ANÚNCIO
Anúncios

“Depois de receber informações sobre sua possível localização, o [serviço de guarda de fronteira] junto com as Forças Armadas da Ucrânia estão realizando trabalhos para identificar nossos soldados.”

Ele disse que informações preliminares de que os guardas de fronteira podem estar mortos vieram antes que os homens perdessem o contato. “Esperamos sinceramente que os meninos voltem para casa o mais rápido possível”, disse, acrescentando que espera que os relatos da morte dos soldados sejam incorretos. “Glória aos defensores ucranianos!” acrescentou.

Em meio à admiração generalizada pela bravura dos homens, o senador republicano por Nebraska, Ben Sasse, mudou sua biografia no Twitter para “Navio de guerra russo, vá se foder”.

A marinha russa teria bombardeado a ilha com armas de convés antes de enviar soldados para assumir o controle, de acordo com o Executivo Marítimo, citando relatos da mídia local.

A Ilha da Cobra – conhecida como Ilha Zmiinyi em ucraniano – está situada perto das costas ucraniana e romena ao longo do Mar Negro e já foi objeto de uma disputa territorial entre os dois países.

ANÚNCIO
Anúncios

Uma estação de pesquisa marinha está situada na ilha e suas fronteiras marítimas abrangem uma área considerada estrategicamente importante para recursos, incluindo petróleo.

Sair da versão mobile