Bahia Pra Você

Combates atingem subúrbios de Kiev e invasão russa continua

Os combates chegaram aos subúrbios do norte de Kiev após uma noite de ataques com mísseis na capital ucraniana para se preparar para um grande ataque russo, enquanto o presidente Volodymyr Zelenskiy pedia mais ajuda internacional e sanções mais duras.

Sirenes de ataque aéreo soaram sobre a cidade de três milhões de pessoas e tiros pesados ​​e explosões foram ouvidos em um bairro residencial na manhã de sexta-feira (25). Autoridades ucranianas alertaram que veículos militares russos estavam se aproximando da cidade pelo noroeste.

Um dia depois que o presidente russo, Vladimir Putin, lançou uma invasão que chocou o mundo, um alto funcionário ucraniano disse que as forças russas entrariam nos limites da cidade no final do dia, acrescentando que as tropas ucranianas estavam defendendo posições em quatro frentes.

Explosões antes do amanhecer em Kiev desencadearam um segundo dia de violência depois que Putin desafiou nesta quinta-feira as advertências ocidentais para desencadear o maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial. Até agora, matou pelo menos 150 pessoas e deslocou mais de 100.000.

“Horríveis ataques com foguetes russos em Kiev”, tuitou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba. “A última vez que nossa capital experimentou algo assim foi em 1941, quando foi atacada pela Alemanha nazista. A Ucrânia derrotou esse mal e derrotará este.”

ANÚNCIO
Anúncios

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que Moscou está pronta para negociações se os militares da Ucrânia se renderem, ao insistir que as forças invasoras estão tentando libertar o país da “opressão” e não pretendem ocupá-lo.

O Ministério da Defesa ucraniano disse que forças russas entraram no distrito de Obolonskyi, em Kiev, a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade. Em um comunicado publicado online, aconselhou os moradores a relatar os movimentos das tropas russas e “preparar coquetéis molotov para neutralizar o inimigo”.

Limpando o vidro quebrado de seu quarto, uma moradora de Kiev, Oxana Gulenko, disse: “Como podemos sobreviver a isso em nosso tempo? O que devemos pensar. Putin deveria ser queimado no inferno junto com toda a sua família”.

ANÚNCIO
Anúncios

Testemunhas disseram que explosões altas também podem ser ouvidas em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, enquanto sirenes de ataque aéreo soaram sobre Lviv, no oeste. Um morador disse ao The Guardian que a cidade oriental de Sumy havia sido tomada.

Autoridades ucranianas disseram que um avião russo foi derrubado e colidiu com um prédio em Kiev durante a noite, incendiando-o. Uma gravação não verificada mostrou um navio de guerra russo ordenando que um posto avançado ucraniano no Mar Negro se rendesse. Os ucranianos respondem: “Navio de guerra russo, vá se foder”.

ANÚNCIO
Anúncios
Sair da versão mobile