Ícone do site Bahia Pra Você

Rússia e Belarus são banidas dos Jogos Paralímpicos de Inverno

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC), decidiu nesta quinta-feira (03) que atletas da Rússia e Belarus estão banidas dos Jogos Paralímpicos de Inverno, em Pequim, que acontece nesta sexta-feira e segue até 13 de março.

Após pressão, o IPC toma a decisão após anunciar na última quarta-feira (02) que os atletas das duas nações poderiam estar na competição, mas sem bandeira, hino ou inclusão no quadro de medalhas. A delegação russa tem 71 membros e a da Belarus, 12.

A mudança ocorre após protestos de atletas e de comitês paralímpicos nacionais de vários países devido a invasão da Rússia à Ucrânia, que acontece desde a última quinta-feira (24).

Atletas ucranianos, assim como o Comitê Britânico, por exemplo, pediram que os russos fossem excluídos do evento. Outra nação, a Letônia, ameaçou não jogar contra os atletas neutros no hóquei. A Polônia também reclamou publicamente.

O presidente do IPC, Andrew Parsons, se manifestou em comunicado: “No Comitê Paralímpico Internacional, acreditamos firmemente que esporte e política não devem se misturar. No entanto, não por culpa própria, a guerra chegou a esses Jogos e, nos bastidores, muitos governos estão influenciando nosso querido evento. O IPC é uma organização baseada em membros e somos receptivos às opiniões de nossas organizações membros. Quando nossos membros elegeram a Diretoria em dezembro de 2021 foi para manter e defender os princípios, valores e regras do Movimento Paralímpico. Como membros do Conselho, essa é uma responsabilidade e um dever que levamos muito a sério”.

ANÚNCIO

“Ao tomar nossa decisão ontem, estávamos olhando para a saúde e sobrevivência a longo prazo do Movimento Paralímpico. Estamos muito orgulhosos dos princípios e valores que fizeram do Movimento o que é hoje. No entanto, o que está claro é que a situação em rápida escalada nos colocou em uma posição única e impossível tão perto do início dos Jogos. Ontem dissemos que continuaríamos a ouvir, e é isso que estamos fazendo”, continuou o comunicado.

Sair da versão mobile