Bahia Pra Você

Redescubra o Brasil – expedição ao Jalapão

Flavia Requião

O Redescubra o Brasil de hoje, é uma expedição para os amantes da Natureza! O destino que apresento é o Jalapão!

Jalapão ou Parque Estadual do Jalapão, é realmente um dos cenários mais bonitos do Brasil. O Parque está localizado no estado do Tocantins, cerca de 195 quilômetros de Palmas, e hoje é um dos principais destinos de ecoturismo do país. O lugar é famoso pelos seus fervedouros de águas cristalinas de cor verde-esmeralda, muitas cachoeiras, paredões de pedras e dunas alaranjadas. Para quem ama a natureza, acompanhada de aventura, o Jalapão é o lugar ideal.

O Jalapão é um destino que pode ser visitado o ano todo, porém a melhor época, sem dúvida, é a da seca, que vai de maio a setembro. Já de outubro a abril, na época chuvosa, as águas dos fervedouros não ficam tão transparentes.

Para os viajantes mais aventureiros, a região é também ideal para a prática de esportes com trekking, rafting, canoagem, rapel. Porém, existem várias opções de roteiros para conhecer o Jalapão, tanto para aqueles que buscam aventura, como também para aqueles que apreciam a natureza, mas preferem roteiros menos intensos ou com grau de dificuldade mais leve. Ou seja, o Jalapão é para todas as idades.

No entanto, independentemente do tipo de roteiro que você prefira, o Parque do Jalapão tem uma área muito extensa, 34mil quilômetros (maior do que o estado do Alagoas), por isso, para conhecer as principais atrações, é necessário percorrer grandes distâncias em estradas de terra ou areia. Esses trajetos só podem ser realizados em carros 4×4. O destino também, ainda é rústico, com pousadas simples e com pouca infraestrutura. Talvez por tudo isso, é que o Jalapão ainda seja um lugar tão especial e preservado!

O Jalapão é um verdadeiro destino de experiências surpreendentes, por isso, selecionei 7 delas, que irão fazer você colocá-lo na lista da sua próxima viagem:

ANÚNCIO
Fazer uma expedição na natureza selvagem

Escapar da cidade grande já nos dá uma sensação de bem-estar, imagine então desbravar a natureza pouco tocada pela mão do homem? No coração do Brasil, em meio à imensidão da Serra Geral, na natureza agreste, existe uma das últimas regiões onde a natureza se mantém intacta, e esse lugar é o Jalapão.

Flutuar nos fervedouros

Já se imaginou flutuando sem boia, em uma piscina transparente e ainda de água morna? Não afundamos porque a pressão exercida pela água, que jorra do lençol freático para a nascente, é capaz de manter as pessoas em flutuação constante, sem nenhum esforço. Os fervedouros, são as grandes atrações do Jalapão, com suas águas cristalinas e cor de esmeralda, é uma oportunidade de se deparar com cenários cinematográficos.

Caminhar nas dunas douradas

Um dos cartões postais do Jalapão, é visto a cada fim de tarde, e é um espetáculo aos nossos olhos! A bela paisagem nas dunas douradas, refletindo a luz do sol, emociona a todos que se encorajam a subir ao topo.

Ver o pôr do sol na Pedra Furada

Outro grande momento no Jalapão, também é ao fim da tarde. Um dos principais atrativos do é ver o por do sol na Pedra Furada. Quando a luz passa por entre os buracos formados pela ação do vento na rocha e faz molduras perfeitas e fotos incríveis. É uma experiência única e ideal para esquecer do tempo contemplando uma paisagem surpreendente.

Descobrir cachoeiras no “deserto”

O Jalapão também é conhecido como o “deserto das águas”. Diversos rios e cachoeiras brotam e cortam essa paisagem inóspita do cerrado. As quedas d’águas surgem como oásis depois de horas percorrendo estradas desertas. O Jalapão é realmente surpreendente.

ANÚNCIO
Visitar uma comunidade quilombola e conhecer o “Ouro do Cerrado”

Já se imaginou, fazer uma imersão em uma comunidade quilombola? Conhecer sua história, sua gastronomia e ainda conhecer um increvel artesanato feito de capim dourado? O capim dourado é um tipo único de grama cresce e literalmente reluz em meio àquela vegetação semiárida. A palha é cuidadosamente trabalhada pelos artesãos da região, cuja tecnica foi trazida pelos escravos, e hoje pelo menos 12 comunidades quilombolas vivem desse artesanato. Essa experiência, com certeza, irá te encantar.

Observar o céu a noite

Para quem vive nos grandes centros urbanos, é muito difícil ver um céu estrelado, mas do Jalapão é possível até ver a Via Láctea a olho nú. Isso é possível, porque as cidades que ficam no entorno são bem pequenininhas, o que contribui para a baixa iluminação, e por consequência, amplia a visibilidade do céu.

O Jalapão é simplesmente incrível, não é verdade? Uma verdadeira obra-prima da natureza.

Flavia Requião é autora do Blog Olhar do Viajante e consultora de viagens da Bahia Vista Turismo
Sair da versão mobile