Por conta da pandemia do coronavírus, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), desde o mês de março, não promove suspensões e cortes de aposentadorias e pensões por falta do recadastramento anual. Os bloqueios ou cancelamentos de benefícios do órgão por falta de prova de vida estão suspensos até 30 de novembro, segundo Instrução Normativa de Nº 103.
Sem exigir a renovação de senha durante nove meses (entre março e novembro), porém, o INSS pretende estabelecer novos prazos para evitar uma corrida de beneficiários às agências bancárias. Serão retomados aos poucos, e mesmo assim, com um prazo mais estendido do que tradicionalmente é feito.
“Quando houver o retorno da rotina de bloqueio, suspensão e cessação de benefícios por falta de realização de prova de vida, a mesma ocorrerá de forma gradual, visando evitar a ocorrência de uma corrida de beneficiários aos bancos”, informou o órgão.
A informação sobre a retomada da exigência da prova de vida “será amplamente divulgada”, diz o INSS. Mas se o segurado quiser, ou eventualmente for ao banco, poderá fazer a comprovação de que está vivo, segundo o INSS e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Atendimento nos bancos
A Febraban destacou que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários interessados em renovar suas senhas. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander confirmaram que aposentados e pensionistas do INSS podem realizar o procedimento nas agências.
Alguns bancos orientam, porém, que há horário especial para atendimento a aposentados, pensionistas e pessoas do grupo de risco para a Covid. Quem for a uma instituição bancária deve seguir os cuidados recomendados para evitar contágio do coronavírus.