O presidente do Peru, Pedro Castillo, tentou fechar o Congresso nesta quarta-feira (7), mas foi destituído pelo Legislativo e preso em seguida, agravando ainda mais o caos político em um país que teve cinco presidentes nos últimos cinco anos. A manobra do agora ex-mandatário, que era alvo do terceiro processo de impeachment em 16 meses no poder, provou-se rapidamente um tiro no pé, com opositores e aliados criticando-o imediatamente por violar a ordem democrática.
Castillo anunciou o fechamento do Congresso unicameral e eleições antecipadas por volta do meio-dia (14h no horário de Brasília), três horas antes do início de uma sessão marcada desde a semana passada para votar seu afastamento do cargo. Em paralelo, o presidente havia decretado um “governo de exceção”, um toque de recolher e a reestruturação do Judiciário — algo que gerou críticas imediatas de opositores e aliados, incluindo sua própria vice, Dina Boluarte.
Se antes do anúncio de Castillo havia dúvidas de que a oposição, majoritária no Congresso, teria os votos necessários para destituí-lo, a situação mudou de figura em seguida. Menos de duas horas após o presidente fazer sua declaração pública, os parlamentares votaram para afastá-lo do cargo por 101 votos a favor, seis contra e dez abstenções — eram necessários 87 para a decisão. Nas duas tentativas anteriores de impeachment, o número não havia sido atingido.
A vice Boluarte será empossada em uma cerimônia que começa às 15h (17h no Brasil). “Trata-se de um golpe de Estado que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana precisará superar com apego estrito à lei”, disse ela sobre o pronunciamento do presidente, afirmando que “rechaça a decisão de Pedro Castillo de perpetrar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso”.
Enquanto a votação no Congresso ocorria, o agora ex-presidente deixou o palácio presidencial com sua família e foi preso ao chegar à sede da Prefeitura de Lima, onde supostamente havia ido em busca de garantias. Representes do Ministério Público foram ao local logo em seguida.