O Podemos anunciou nesta terça-feira (8) que aceitou um pedido de desfiliação feito pelo deputado estadual Arthur do Val. Na sexta-feira, o deputado, conhecido como “Mamãe Falei”, disse em áudios vazados na internet que mulheres da Ucrânia são “fáceis porque são pobres”.
Arthur Do Val estava filiado ao partido há cerca de um mês. A cerimônia, realizada em um teatro de São Paulo, contou com a presença do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), para quem o deputado faria palanque no estado. No entanto, após os áudios sexistas se tornarem públicos, o parlamentar decidiu retirar a sua candidatura ao governo.
Mais cedo, o deputado anunciou a sua saída do Movimento Brasil Livre (MBL). Em vídeo publicado também nesta terça em seu canal no YouTube, Do Val disse não querer que as pessoas sofram as consequências de um erro que foi dele.
A repercussão do caso fez com que os deputados estaduais da Assembleia paulista entrassem com pedidos de cassação do mandato de Arthur Do Val. Até esta terça-feira eram 12 representações contra ele no Conselho de Ética da Casa.
Apesar do afastamento do MBL, Arthur Do Val afirmou que vai defender seu mandato na Alesp. Os documentos são assinados por políticos de esquerda, do PSDB e também bolsonaristas.