A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou no sábado (26) que 1.104 civis mortos na guerra entre Rússia e Ucrânia até 25 de março. Outros 1.754 civis ficaram feridos. Dentre as vítimas, 96 crianças morreram e 105 foram feridas.
Segundo o gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia, o número de vítimas entre crianças é maior: 136 mortas e 199 feridas até 8h de 26 de março (horário local). A guerra está no seu 32º dia.
Mais da metade das mortes de civis (750) ocorreram em territórios controlados pelo governo ucraniano, como na capital Kiev e nas cidades de Chernihiv e Odesa. O relatório aponta que a principal causa de mortes e ferimentos foram explosivos com grande área de impacto, como bombardeios de artilharia pesada, foguetes de lançamento múltiplo, mísseis e ataques aéreos.
A ONU estima que os números reais “são consideravelmente mais altos”, pois não recebeu informações de locais com confrontos mais intensos. O relatório foi produzido pela missão de monitoramento de direitos humanos na Ucrânia.
A expectativa é que o conflito se intensifique na região separatista de Donbass, apoiada pelo Kremlin. A Ucrânia acusa a Rússia de querer dividir seu território.