Bahia Pra Você

Ondas provocadas pelo vulcão em Tonga atingem o Peru

Duas pessoas se afogaram em uma praia no norte do Peru, dizem as autoridades locais, depois que ondas excepcionalmente altas foram registradas em várias áreas costeiras após a erupção de um vulcão submarino em Tonga no sábado (15).

As mortes ocorreram no sábado em uma praia localizada na região de Lambayeque, informou em comunicado o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) do Peru.

O vulcão submarino em Tonga entrou em erupção no sábado, provocando alertas de tsunami e ordens de evacuação no Japão e causando enormes ondas em várias ilhas do Pacífico Sul, onde imagens nas redes sociais mostraram ondas batendo contra casas nas margens.

Mais de 20 portos peruanos foram temporariamente fechados como medida de precaução em meio a alertas de que o vulcão estava causando ondas anormalmente altas, disse o Indeci no domingo.

A polícia peruana disse no Twitter que as duas vítimas de afogamento foram encontradas mortas por policiais de uma delegacia de polícia da praia de Naylamp. “As ondas eram anormais” na área e foi declarada imprópria para banhistas, disse o tweet.

ANÚNCIO
Anúncios

Imagens de TV mostraram várias casas e empresas inundadas pela água do mar em áreas costeiras no norte e centro do Peru. A marinha peruana informou que um alerta de tsunami foi descartado para o país da costa do Pacífico.

No Japão, centenas de milhares de pessoas foram aconselhadas a evacuar no domingo, quando ondas de mais de um metro atingiram áreas costeiras, informou a emissora pública NHK.

As imagens nas redes sociais mostraram grandes ondas batendo em casas costeiras em várias ilhas do Pacífico Sul.

ANÚNCIO
Anúncios
Sair da versão mobile