Bahia Pra Você

Tsunami atinge Tonga após erupção vulcânica submarina

As pessoas foram forçadas a fugir de suas casas, e ruas e prédios inundaram, quando as ondas do tsunami atingiram a ilha principal de Tongatapu, em Tonga, após uma enorme explosão de um vulcão submarino.

A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, localizado a cerca de 65 km ao norte da capital de Tonga, Nuku’alofa, causou um tsunami de 1,2 metro, disse o Bureau of Meteorology da Austrália.

A erupção – capturada em imagens de satélite que mostram uma enorme nuvem de cinzas, vapor e gás subindo do oceano – foi ouvida e sentida em Fiji e Vanuatu, onde as pessoas relataram sentir o chão e os prédios tremerem por horas.

Não houve relatos imediatos de feridos ou da extensão dos danos em Tonga, mas vídeos postados nas mídias sociais mostraram ondas enormes nas áreas costeiras, girando em torno de casas e prédios.

Comunicações e energia foram supostamente interrompidas em toda a ilha principal de Tonga, e o governo convocou reservas militares para ajudar na resposta ao desastre.

A Islands Business informou que um comboio de policiais e tropas militares evacuou o rei Tupou VI de seu palácio perto da costa, e o site de notícias local Kaniva Tonga relatou longas filas de tráfego enquanto milhares de pessoas tentavam alcançar terrenos mais altos na ilha principal.

O Dr. Faka’iloatonga Taumoefolau, coordenador do projeto que trabalha com o parlamento tonganês, disse que a explosão levou a uma queda de “cinzas e pedrinhas, escuridão cobrindo o céu”.

Ondas de tsunami de 2,7 pés (82 cm) foram observadas por medidores na capital tonganesa e ondas de 2 pés (60 cm) em Pago Pago, capital da Samoa Americana, disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

ANÚNCIO
Anúncios

O governo de Fiji emitiu um alerta de tsunami, dizendo às pessoas nas partes costeiras do país que se deslocassem para terrenos mais altos devido a “ondas maiores do que o normal”. Houve relatos de que algumas aldeias de Fiji foram inundadas e famílias evacuadas.

Um aviso foi emitido em Samoa, instando as pessoas a ficarem longe da costa até novo aviso.

Sair da versão mobile