Ícone do site Bahia Pra Você

Olaf Scholz é eleito chanceler alemão

Olaf Scholz sucederá Angela Merkel como o novo chanceler da Alemanha, depois de obter uma maioria de 395 dos 736 votos dos delegados

Olaf Scholz sucederá Angela Merkel como o novo chanceler da Alemanha, depois de obter uma maioria de 395 dos 736 votos dos delegados em uma votação parlamentar na manhã desta quarta-feira (8).

Scholz supervisionará um governo de coalizão de com viés de esquerda liberal entre seu partido social-democrata (SPD), os verdes e o partido liberal-democrata (FDP). É o primeiro acordo de divisão de poder desse tipo na Alemanha, e a primeira aliança governante com três partidos desde 1957.

Scholz, ex-prefeito de Hamburgo e ministro das finanças no mandato final de Merkel, garantiu 21 votos a menos do que as 416 cadeiras que os três partidos da coalizão têm no Bundestag, embora vários políticos estivessem ausentes da votação por motivo de doença.

Usando uma gravata vermelha bordô, o político social-democrata removeu sua máscara preta para aceitar a votação. Em meio a aplausos, os delegados parabenizaram Scholz com golpes de punho, apertos de mão e flores. Um deu a ele uma cesta de maçãs vermelhas.

Após a votação, Olaf Scholz dirigiu-se à residência do presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, no Palácio Bellevue, para ser formalmente nomeado.

ANÚNCIO

Ao meio-dia, ele estava de volta ao Bundestag para fazer seu juramento de posse, jurando usar os poderes que lhe foram legados “para o bem do povo alemão”. Scholz, que foi criado em uma família protestante, mas mais tarde optou por deixar a igreja, recusou-se a proferir a linha final opcional do juramento, “Que Deus me ajude”.

Os convidados que assistiram à cerimônia da galeria dos visitantes incluíram o ex-chanceler Gerhard Schröder, a esposa de Scholz, Britta Ernst, seus pais, Gerhard e Christel Scholz, e seus irmãos Jens e Ingo.

O novo governo foi finalmente anunciado no parlamento às 13h30, após o que os ministros do gabinete de Scholz prestaram juramento.

Merkel também assistiu aos procedimentos da galeria dos visitantes. A chanceler cessante, que está encerrando sua carreira política e não continuará como parlamentar, foi aplaudida de pé por quase todos os delegados nos últimos minutos de seu mandato. Apenas membros da extrema direita Alternative für Deutschland permaneceram sentados.

Merkel vai entregar formalmente seus escritórios na chancelaria no centro de Berlim para Scholz e sua equipe. O prédio cubóide em frente ao parlamento é a sede dos líderes alemães desde 2001, tornando Scholz apenas o terceiro chanceler a governar de suas instalações.

ANÚNCIO

O novo chefe de governo da Alemanha deve fazer sua primeira viagem ao exterior já na sexta-feira (10), quando também participará da “cúpula pela democracia” promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por meio de um link de vídeo. Durante a campanha eleitoral de setembro, Scholz afirmou que seguiria o exemplo de Merkel e faria sua primeira viagem ao exterior, para Paris.

Sair da versão mobile