Bahia Pra Você

Justificativa de pesquisa

Professor Leonardo Campos

Texto curto, geralmente estabelecido num parágrafo único, com argumentação convincente, tendo em vista permitir que o leitor (avaliador ou financiador de um projeto) tenha interesse em permitir que a proposta do autor ganhe destaque e se demonstre relevante para ser transformada numa empreitada que ainda envolverá objetivos, problemas, hipóteses, referenciais e outras etapas. Essa é a definição básica de uma justificativa na elaboração de um projeto de pesquisa. Para que a sua ideia seja levada em consideração, alguns pontos precisam ser tocados quando a justificativa for a etapa de produção em sua trajetória investigativa. Observe o seu tema: você precisa convencer os seus avaliadores da importância de sua jornada. É um tema urgente ou a abordagem possui lacunas que impedem a previsão da sua trajetória de análise? Na justificativa, a pessoa pesquisadora precisa elucidar as urgências e importâncias do seu tema. São os passos iniciais, pois este é um dos tópicos preambulares do projeto, junto ao problema e hipótese.

Na elaboração da justificativa, torna-se necessário destacar a importância intelectual do projeto por meio de uma argumentação objetiva, sem transformar em complicado aquilo que deve e pode ser explicado de maneira direta, sucinta, longe de rodeios. É um momento de destaque para as principais características do tema e da relevância para a área de produção da sua investigação científica, etapa ideal para a realização de um levantamento panorâmico sobre o que já foi estudado sobre o assunto, para que ao longo do processo e num momento de arguição, você possa delinear por quais motivos o seu projeto traz diferenciais. Ademais, aponte o que o seu trabalho vai fazer, os indivíduos que serão beneficiados com os seus resultados, além de destacar a atualidade do tema, bem como a importância para o contexto de inserção da pesquisa.

Você possui alguma vinculação com o tema? Isso é muito importante, pois o interesse permite que haja engajamento e, neste processo de envolvimento, o trabalho ganhe mais adesão ao seu cotidiano e fique mais complexo e relevante. Por falar em relevância, observe se há traços políticos, econômicos e sociais em sua temática. É algo que fará bastante diferença e permitirá que seu trabalho seja uma empreitada com contribuições assertivas para a sociedade. Pergunte para si mesmo: o tema acrescenta algo para o debate científico? De que forma? Como posso deixar isso delineado em meu texto? São questionamentos importantes e que farão toda diferença em sua jornada. Uma ilustração para o leitor é o curso de extensão realizado para professores da educação básica de Brumado, realizado pela UNEB, em 2018. No evento que durou três dias, ao longo de três turnos, os docentes da região aprenderam sobre como aplicar ensino de matemática por meio de textos literários e narrativas cinematográficas, além de outras estratégias com metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

Apesar de muitos profissionais ensinarem fazendo a diferença, tem-se uma ideia fixa de separação entre Humanidades/Artes e as Ciências Exatas. Para convencer os financiadores, no projeto, foi preciso destacar a inovação do curso, a importância de modalidades oxigenadas de ensino no atual contexto de inserção dos jovens nas mídias digitais, para que os avaliadores selecionassem o projeto e permitisse que o curso fosse executado. Nos próximos textos, o leitor encontrará maiores detalhes sobre o mencionado projeto. Assim, em linhas gerais, a justificativa também possui uma estrutura técnica básica que ao ser seguida, permite que não haja incongruências por parte do autor. Observe: primeiro passo é explicar as razões que delineiam a sua predileção pelo tema. Logo depois, explique porque a sua abordagem é importante. Tudo ficará mais amplo e coerente quando você destacar a relevância e, por fim, identificar se a abordagem que propõe possui pontos vantajosos para se tornar uma pesquisa. Feito isso, é só partir para a próxima etapa do projeto e pavimentar a sua trajetória intelectual.

Leonardo Campos é Graduado e Mestre em Letras pela UFBA.
Crítico de Cinema, pesquisador, docente da UNIFTC e do Colégio Augusto Comte.
Autor da Trilogia do Tempo Crítico, livros publicados entre 2015 e 2018,
focados em leitura e análise da mídia: “Madonna Múltipla”,
“Como e Por Que Sou Crítico de Cinema” e “Êxodos – Travessias Críticas”.
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