Ícone do site Bahia Pra Você

Juazeiro conquista o troféu Dendê de Ouro no Concurso da Moqueca 2025

Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador, a receita Nossa Divina Moqueca, do restaurante Nossa Casa Frutos do Mar,å de Juazeiro

Em uma disputa acirrada entre as 13 zonas turísticas da Bahia, realizada no último domingo (23), no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador, a receita Nossa Divina Moqueca, do restaurante Nossa Casa Frutos do Mar, de Juazeiro (Vale do São Francisco), sagrou-se campeã do Concurso da Moqueca 2025, garantindo ao chef Val Carvalho o cobiçado troféu Dendê de Ouro. 

O segundo lugar ficou com a moqueca Coração da Bahia, do restaurante Oásis D’Moura, de Santo Antônio de Jesus (Caminhos do Jiquiriçá), e o terceiro com o prato Filé de Pitu, do restaurante Dona da Praia, de Subaúma (Entre Rios), na Costa dos Coqueiros. 

Evento consolida turismo gastronômico 

Promovida pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com a Food Hub e a Abrasel-BA, a competição chega à 3ª edição consolidada como atração do calendário gastronômico nacional, fomentando negócios e valorizando a culinária baiana. 

“Ganhar esse prêmio é inenarrável, fruto de um trabalho árduo. Vou colocar outdoor na cidade para divulgar que a melhor moqueca da Bahia é de Juazeiro”, comemorou o chef Val Carvalho, que relembrou sua trajetória: “Sou filho de baiana de acarajé e aprendi a cozinhar dentro de casa. Trabalhei nos maiores hotéis de Salvador e há dez anos montei meu restaurante”. 

Reconhecimento e diversidade 

Para o secretário Maurício Bacelar, “o concurso reforça a liderança nacional da Bahia no turismo gastronômico e mostra a diversidade da culinária que atrai visitantes do Brasil e do mundo”. 

ANÚNCIO

O júri contou com chefs renomados e jornalistas especializados, como Edinho Engel, do restaurante Amado, que destacou: “O concurso fortalece e divulga o que a Bahia tem de melhor na gastronomia. Precisamos de mais eventos como esse”. 

Segundo Leandro Menezes, presidente da Abrasel-BA, a iniciativa “valoriza a moqueca, principalmente entre os jovens, que passaram a acompanhar e participar do concurso”. 

Sair da versão mobile