A ministra da Cultura do novo governo Lula, Margareth Menezes anunciou João Jorge, presidente do Olodum, para comandar a Fundação Palmares. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (22), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da equipe de transição.
“O convidado para a Fundação Palmares – que é uma conquista do povo afro-brasileiro e, como o presidente Lula falou, temos que ter esse compromisso – é João Jorge, para fazer um resgate da Fundação”, afirmou Margareth.
A Fundação Palmares passou os últimos quatro anos como palco do bolsonarismo, com Sergio Camargo a frente da instituição, que é o principal órgão de valorização e preservação da cultura negra no país, sendo usada para criar uma série de polêmicas e desserviços para o povo negro.
Militante, escritor e presidente do mais famoso bloco afro, o Olodum, João Jorge terá a oportunidade de levar toda sua experiência nos movimentos sociais e na cultura para a Fundação Palmares.
Em maio, João Jorge bateu um papo com Jackson Costa, no podcast PODE.com.oficial, falando do seu novo livro, “Fala Negão!”, sobre música, sobre o Olodum e muito mais. Clique no link e veja como foi.