Um homem foi flagrado retirando placas de um local onde foi erguida uma homenagem a vítimas da violência na cidade do Rio de Janeiro. As placas foram instaladas pela ONG Rio de Paz às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul e retiradas em um momento de grande movimento no local.
Fomos surpreendidos por esta triste imagem neste domingo (16): destruíram nossa instalação na Lagoa em homenagem a policiais e crianças mortas pela violência em nosso estado. As placas com os nomes das vítimas existem desde 2015. #riodepaz #ongriodepaz #direitoshumanosnaotemlado pic.twitter.com/ohQ7WXkRIy
— riodepaz (@riodepaz) January 16, 2022
A cena de vandalismo foi registrada em vídeo pela personal stylist Dany Couto e postada na sua conta no Instagram. “Olha que absurdo. O cara retirando as placas do @riodepaz em homenagem a crianças e policiais por violência”, escreveu ela na rede social.
A instalação com os nomes das vítimas — policiais assassinados e crianças vítimas de balas perdidas — é mantida no local desde 2015, acompanhada por uma faixa com o clamor “Prefeito, lembre-se da favela”. De acordo com Antônio Carlos Costa, presidente da ONG, dez placas com os nomes de policiais foram arrancadas. Placas em homenagem a crianças não foram danificadas.
A Rio de Paz afirmou que vai reinstalar as placas. No começo da manhã desta segunda-feira, o presidente da ONG registrou um boletim de ocorrência na 14ª DP (Leblon), que fica a poucos quilômetros do local do crime. O registro foi feito como dano e será enviado para a 15ª DP (Gávea).