Na manhã deste sábado (14), o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou de perto o acoplamento do terceiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, durante visita técnica à Estação Calçada. A atividade marca mais uma etapa das fases finais de preparação do novo sistema de transporte que está sendo implantado na capital e na Região Metropolitana.
Mesmo em clima de Carnaval, o Governo do Estado mantém o ritmo das obras, evidenciando o compromisso com a mobilidade urbana. “A equipe aqui não para. As obras do VLT, assim como a montagem e os testes dos trens, continuam mesmo durante o Carnaval”, afirmou o governador.
O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, destacou o avanço do cronograma. “Estamos bem otimistas. Já temos três trens aqui e, até o final do primeiro semestre, teremos oito composições. Estamos cada vez mais eficazes para realizar o que a população deseja: um sistema moderno, confortável e seguro”, ressaltou.
O engenheiro de manutenção do VLT, José Raimundo dos Santos, detalhou o progresso da fase técnica. “O acoplamento mecânico foi concluído e o trem já foi enviado para a oficina. A expectativa é disponibilizar a composição para a equipe de testes até a segunda quinzena de março, com especialistas do Brasil e da Espanha”, explicou.
Sobre o VLT
O VLT de Salvador será um sistema ferroviário urbano com aproximadamente 40 quilômetros de extensão e 42 paradas, distribuídas em três trechos, conectando pontos estratégicos da capital e da Região Metropolitana. O modal foi projetado para se integrar ao metrô e a outros sistemas de transporte público, ampliando as opções de deslocamento e contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana.
A previsão é que a operação assistida tenha início no segundo semestre de 2026.

