A cientista baiana e doutora em Patologia Humana, Jaqueline Góes, entrou para a seleta lista das ’20 Mulheres de Sucesso do Brasil’ da Forbes, a revista de negócios mais conceituada do mundo. A relação mais atual foi divulgada na quarta-feira (23). As informações são do G1.
Jaqueline é biomédica e teve o trabalho reconhecido na pandemia por coordenar a equipe responsável pelo sequenciamento genético do coronavírus nos primeiros casos de Covid-19 na América Latina. Para a doutora, o título de influência pela Forbes serve para que outras mulheres, como ela, se sintam inspiradas e representadas.
“Isso traz um pouco mais de representatividade, não só para o nosso estado, para a nossa região, mas para as meninas e mulheres que estão aí, em busca de igualdade dentro da nossa sociedade. É muito importante e eu me sinto muito honrada e muito feliz, mas, mais do que isso, me sinto muito grata a Deus por isso estar acontecendo”.
Em agosto de 2021, a cientista já havia sido homenageada pela fabricante de brinquedos Mattel, que a escolheu para “virar” uma boneca Barbie, ao lado de outras cientistas.
Jaqueline Góes de Jesus vem trilhando uma trajetória de sucesso no campo da biomedicina. Antes de se debruçar sobre a pesquisa do novo coronavírus, ela participou da equipe que sequenciou o genoma do vírus da zika.
A baiana atualmente é pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo — Universidade de São Paulo (IMT-USP). Também desenvolve pesquisas na área de arboviroses emergentes.
A cientista é graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz — Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e Doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia em ampla associação com o IGM-FIOCRUZ.