A pesquisadora baiana Jaqueline Goes de Jesus, que participou do primeiro sequenciamento do coronavírus no Brasil acaba de ganhar uma Barbie em sua homenagem. A Mattel anunciou nesta quarta-feira (4) o lançamento de seis bonecas em homenagem a mulheres que desenvolvem papel importante no combate à Covid-19, chamadas de “heroínas” pela marca.
A análise do genoma do vírus da Covid-19 foi feita no Brasil primeiramente por uma equipe liderada por pesquisadoras, e em apenas 48 horas. Jaqueline é biomédica e tem 31 anos.
Segundo a Mattel, a ideia é “inspirar a próxima geração para que tomem como exemplo estas heroínas”. As bonecas não serão, contudo, vendidas em grande escala.
Outra homenageada é a cientista britânica Sarah Gilbert, uma das criadoras da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca. Ela disse ter estranhado a homenagem, mas espera que ajude a inspirar uma nova geração de jovens a trabalhar na ciência, na tecnologia, na engenharia e na matemática.
“Espero que as crianças que conheceram à minha Barbie se deem conta do quão vital são as carreiras científicas para ajudar o mundo que nos rodeia”, declarou, de acordo com a agência internacional.
As demais homenageadas são a cuidadora norte-americana Amy O’Sullivan, enfermeira de urgências do Hospital Wycoff, de Nova York, a médica Audrey Cruz, de Las Vegas, a médica canadense Chika Stacy Oriuwa e a médica australiana Kirby White, uma das criadoras de uma roupa reutilizável para as equipes de saúde.