Ícone do site Bahia Pra Você

Foguetes foram lançados contra o aeroporto de Cabul

Vários foguetes foram disparados no aeroporto de Cabul nesta segunda-feira (30), menos de 48 horas antes de os Estados Unidos concluírem a

Vários foguetes foram disparados no aeroporto de Cabul nesta segunda-feira (30), menos de 48 horas antes de os Estados Unidos concluírem a retirada de suas tropas do Afeganistão.

Testemunhas disseram que os foguetes foram lançados de um carro e apontados para o aeroporto na manhã de segunda-feira. Parece que Salim Karwan, um bairro adjacente ao aeroporto, foi atingido em uma das explosões. Ninguém ainda assumiu a responsabilidade pelo ataque.

A fumaça pode ser vista subindo acima dos prédios no norte da cidade, onde o aeroporto internacional Hamid Karzai está localizado, e tiros foram ouvidos após as explosões.

Moradores relataram ter ouvido a ativação do sistema de defesa antimísseis do aeroporto, e fotos nas redes sociais mostraram estilhaços caindo em telhados e na rua, sugerindo que pelo menos um foguete foi interceptado.

Biden estabeleceu um prazo de 31 de agosto para retirar todas as forças dos EUA do Afeganistão, chegando ao fim do conflito militar mais longo de seu país. O Reino Unido, a Otan e todos os outros países ocidentais encerraram suas missões de evacuação no fim de semana.

ANÚNCIO

O principal diplomata da América, o secretário de Estado Antony Blinken, descreveu os últimos dias como “o período mais perigoso em uma missão já extraordinariamente perigosa”.

Na noite de domingo, um drone dos EUA explodiu um veículo em Cabul que transportava “vários homens-bomba” do EI antes que eles pudessem atacar a evacuação militar em andamento no aeroporto de Cabul, disseram autoridades americanas. Foi o segundo ataque aéreo de retaliação que os EUA realizam contra o grupo militante desde o ataque suicida de quinta-feira.

Apesar das negativas iniciais dos EUA de que houve vítimas civis no ataque de domingo, uma autoridade afegã disse que três crianças foram mortas. Autoridades americanas disseram que o veículo atingido estava cheio de explosivos, causando explosões secundárias.

O capitão Bill Urban, porta-voz do comando central dos Estados Unidos, disse: “Estamos confiantes de que atingimos o alvo com sucesso… Estamos avaliando as possibilidades de vítimas civis, embora não tenhamos indicações no momento. Permanecemos vigilantes para potenciais ameaças futuras”.

Até agora, os voos de evacuação dos EUA retiraram mais de 114.000 cidadãos americanos e afegãos do aeroporto de Cabul, mas há temores de que muitos milhares de afegãos vulneráveis ​​que trabalharam para as missões dos EUA e da Otan tenham ficado para trás.

ANÚNCIO

O conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, disse que os EUA não planejam ter uma presença contínua na embaixada após a retirada final das tropas. Mas ele prometeu que os EUA “garantirão que haja passagem segura para qualquer cidadão americano, qualquer residente permanente legal” após terça-feira, bem como para “aqueles afegãos que nos ajudaram”.

O Departamento de Estado dos EUA divulgou no domingo um comunicado assinado por cerca de 100 países, além da Otan e da União Europeia, dizendo ter recebido “garantias” do Taleban de que as pessoas com documentos de viagem ainda poderiam deixar o país.

O Taleban disse que permitirá a viagem normal depois que a retirada dos EUA for concluída na terça-feira e eles assumirem o controle do aeroporto.

Sair da versão mobile