O Exército divulgou na quinta-feira (6) as diretrizes que os militares devem seguir para o combate à Covid-19. Dentre elas estão a vacinação para quem retornar ao trabalho presencial, o distanciamento, o uso de máscaras e a proibição de espalhar fake news sobre a pandemia.
O documento, assinado pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, deixa claro que o objetivo é o retorno pleno de todas as atividades administrativas e operacionais e que isso é possível devido ao avanço da vacinação contra a Covid, desde que sejam respeitadas as normas sanitárias de estados e municípios, além das recomendações do Ministério da Saúde.
O comandante determina ações de proteção individual e a comprovação da vacinação para volta ao trabalho presencial, ações que vão contra pontos defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro, como a não obrigatoriedade da vacina.
São 52 pontos. Entre eles, o Exército determina que os militares e os servidores civis que retornarem de viagem internacional, a serviço ou privada, ainda que não apresentem sintomas relacionados à Covid-19 deverão realizar o teste molecular (RT-PCR) até 72 horas antes do embarque.
O Exército proíbe que militares divulguem fake news sobre pandemia. Antes de divulgar qualquer informação, confirmar a fonte e checar se ela é verdadeira e determina vacinação para o trabalho presencial
Para as ações de campo, como as de forças-tarefas humanitárias, e nas operações de faixas de fronteira: estabelece que é preciso continuar adotando medidas de prevenção à contaminação pelo coronavírus; recomenda o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.
O comandante-geral determina ainda que será avaliada a manutenção das missões internacionais ainda não iniciadas e, também, a realização de seminários, palestras, solenidades, confraternizações que impliquem na aglomeração de pessoas.
Diz também que a prestação de informação falsa sujeitará o militar ou o servidor às sanções penais e administrativas previstas em lei. O documento diz ainda que os militares devem orientar os parentes a agirem dessa mesma forma.