O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou mais uma sanção à Rússia: vai suspender a importação do petróleo, gás e carvão do país. A Rússia é um grande produtor mundial de combustíveis fósseis. O Reino Unido pode aderir ao embargo.
O anúncio foi feito poucos minutos depois de a Comissão Europeia ter divulgado seus planos para reduzir a dependência de gás e energia oriundos da Rússia. Segundo o anúncio oficial, o objetivo é que o bloco diversifique suas fontes de energia e se torne mais autossuficiente “bem antes de 2030”.
Até agora, EUA e aliados haviam poupado o setor de energia nas sanções impostas à Rússia pelo Ocidente, pois a Europa é muito dependente do gás russo – sobretudo a Alemanha.
Ainda nesta terça-feira (8), a Rússia ameaçou cortar o fornecimento de gás para a Europa como parte de sua resposta às sanções econômicas impostas pelos países ocidentais após a invasão da Ucrânia, fazendo os preços do gás dispararem. As cotações do principal contrato de referência chegaram a subir 30%, mas depois perderam fôlego.
EUA e UE chegaram a discutir um embargo conjunto, mas não chegaram a um consenso. Os EUA, então, decidiram seguir sozinhos com a decisão, e a expectativa é que os britânicos apoiem a medida.
“Haverá custos aqui nos EUA. Desde o início eu disse que defender a liberdade teria custos. Republicanos e democratas entendem isso, entendem que está claro que devemos fazer isso”, disse Biden em seu discurso.