A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) iniciou nesta semana a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
A Associação Amigos dos Autistas da Bahia (AMA-BA) foi a primeira instituição que recebeu o serviço após o lançamento. Outras instituições especializadas em autismo também serão contempladas ao longo do mês. Depois disso, o serviço seguirá para as Prefeituras-Bairro.
O que é a CIPTEA
A CIPTEA é a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, criada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), através da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência. O documento foi lançado no dia 27 de junho e é resultado da Lei Federal 13.977/20, batizada de Lei Romeo Mion, e é válido em todo o Brasil.
A carteira é gratuita e possibilita identificar a pessoa com TEA em espaços públicos e privados, facilitando o atendimento e evitando o constrangimento para as pessoas com autistas e seus familiares, que por vezes, não apresentam características visíveis do autismo e precisam de prioridade em filas, atendimentos diversos. Além disso, o sistema CIPTEA vai possibilitar o censo da pessoa com autismo no município de Salvador, uma vez que ele vai fornecer dados importantes como gênero, raça, idade, bairro e o gênero do cuidador, além de um panorama do nível de autismo.