Ícone do site Bahia Pra Você

Banco Central garante a segurança das transações pelo Pix

As transações pelo novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC), o Pix, serão criptografas e conta com uma rede protegida e separada da internet para evitar ataques. É o que garante a autoridade monetária. O Pix vai permitir a realização de transações 24 horas por dia, de forma gratuita e instantânea.

O Cadastro do novo sistema começou nesta segunda (5) e levantou questionamentos sobre a segurança dos dados. O Pix já foi alvo de cibercriminosos. Segundo a Kaspersky, empresa de cibersegurança, apenas no primeiro dia de cadastros, 30 domínios falsos foram criados com o nome do programa, afirmoi

Esses endereços de internet tentam conseguir informações pessoais de consumidores para efetuar fraudes em seu nome e disseminar softwares nocivos – hackeando computadores e contas e roubando senhas.

“Se os registros continuarem crescendo nos próximos dias na mesma velocidade das primeiras 24 horas, podemos chegar aos 100 sites falsos em menos de uma semana”, afirma Fabio Assolini, especialista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Segundo o BC e as instituições financeiras e de pagamentos envolvidas com o processo, apesar do grande número de tentativas de fraudes relacionadas ao Pix, o novo sistema é seguro. Os principais meios de roubo de dados ou informações, afirmam, acontecem por meio da engenharia social – uma manipulação psicológica feita por criminosos.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile