O cadastro para o Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), começou nesta segunda-feira (5), mas só estará disponível para operação em 16 de novembro.
O Banco Central informou que em pouco mais de três horas, foram cadastradas 1 milhão de chaves. O cadastramento começou às 9 horas e a marca de 1 milhão foi alcançada às 12h30.
Segundo o BC, o Pix vai facilitar as transações financeiras. Além de servir para compras e pagamento de contas, a expectativa do mercado é que o sistema substituta as transações por DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. A quantia cai instantaneamente.
“Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população”, diz o BC.