Ícone do site Bahia Pra Você

Banco Central eleva taxa de juros para 7,75 ao ano

O Banco Central (BC), através do Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic, juros básicos da economia, de 12,75% para 13,25% ao ano.

Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em lote doado pela Prefeitura de Brasília, em outubro de 1967

Essa taxa, que serve de referência para outras taxas na economia brasileira, foi elevado pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de 6,25% para 7,75%, um aumento de 1,5 ponto percentual, e analistas atribuem a elevação a uma crescente inflação e à percepção de descontrole sobre os gastos do governo federal, principalmente em um período pré-eleições de 2022.

Com a alta de preços da energia elétrica e dos combustíveis, a inflação alcançou, em setembro, 1,16%, o maior patamar para aquele mês desde 1994, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de 12 meses, o índice já está em 10,25%.

A elevação é maior que a indicada pelo Banco Central na reunião anterior, em setembro, quando a alta foi de 1%. Em eventos nas últimas semanas, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e diretores do órgão reiteraram que a ideia era manter esse ritmo nas decisões seguintes.

Diante da incerteza fiscal e da expectativa de que a inflação fique acima da meta pelo segundo ano consecutivo, com impacto direto no orçamento das famílias, a expectativa de economistas é de que a taxa Selic continue subindo.

Sair da versão mobile