O banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, durante uma conferência com investidores, afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ligou para saber qual deveria ser o piso (“lower bound”) da taxa de juros no Brasil. Essa informação foi obtida de um áudio vazado que site Brasil 247 teve acesso.
Durante o encontro, Estevez rasga elogios a Campos Neto e diz que se ex-presidente Lula vier a ser eleito em 2022, “teremos mais dois anos de Campos Neto, o que será ótimo para o Brasil”, referindo à independência do Banco Central.
O banqueiro também afirmou que “educou” políticos e ministros do Supremo Tribunal Federal para que a independência do BC fosse aprovada.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em resposta ao Brasil 247, confirmou que procurou o dono do BTG Pactual para uma consulta sobre taxa de juros e afirmou que essa é uma prática comum entre os bancos centrais no mundo.
“Como é da prática de bancos centrais e de autoridades de supervisão no mundo, os membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil mantêm contatos institucionais periódicos com executivos de mercados regulados e não-regulados para monitorar temas prudenciais que possam ameaçar a estabilidade do sistema financeiro e/ou para colher visões sobre a conjuntura econômica. Esses contatos incluem dirigentes de instituições financeiras ou de pagamento e seguem rígidas normas legais e de conduta, com destaque para os períodos de silêncio e as regras de exposição pública”, afirmou Campos Neto.