As autoridades disseram nesta quinta-feira (19) que estão investigando “uma ameaça de bomba ativa” perto do Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, e estão em negociações com um homem que dirigiu uma caminhonete em uma calçada e alegou ter explosivos.
A Polícia do Capitólio disse em uma mensagem no Twitter que estavam verificando um veículo suspeito perto da Biblioteca do Congresso. Os edifícios de escritórios Cannon, Jefferson e Madison foram evacuados. A polícia disse que há um possível dispositivo explosivo na caminhonete, embora nada tenha sido encontrado neste momento.
O Congresso não está em sessão esta semana.
Segundo o chefe de polícia do Capitólio dos Estados Unidos, J. Thomas Manger, o incidente com a ameaça de bomba começou por volta das 9h15, quando um homem dirigiu uma caminhonete preta na calçada em frente à Biblioteca do Congresso na First Street e Independence Avenue SE.
A certa altura, um homem que parecia estar em uma caminhonete estava transmitindo ao vivo para fora da área, falando sobre uma revolução, ligando para “outros patriotas” e tentando falar com o presidente Biden. Os vídeos ao vivo no Facebook do homem que aparentemente está em um impasse com a Polícia do Capitólio mostram o que parece ser uma bomba em seu colo. Ele está segurando uma grande lata com um dispositivo alimentado por bateria no topo. Ele também afirma ter nitrato de amônio na caixa de ferramentas de seu caminhão. Ele disse que o dispositivo é ativado por som e só dispara se as janelas do caminhão se quebrarem por uma bala ou outro meio.
This appears to be the livestream of the man who is sitting in the pickup truck near the US Capitol https://t.co/sNKdRHRQSU pic.twitter.com/fywOoRkuWI
— philip lewis (@Phil_Lewis_) August 19, 2021
Ele alegou que outros veículos na área estavam prestes a explodir e estavam esperando a ligação de Biden.
“Se você explodir meu caminhão, cabe a você, Joe, estou pronto para morrer pela causa”, disse o homem no vídeo de um perfil chamado Ray Roseberry.
Um oficial da lei disse que os investigadores estão cientes do vídeo e, até agora, acredita-se que o homem nele seja o único suspeito. As autoridades estão limpando uma ampla área, no entanto, porque o homem afirmou ter plantado ou estar ciente de várias bombas. Outro policial disse que, embora o homem no vídeo seja o único suspeito até agora, é muito cedo para descartar definitivamente suas alegações de ter outros explosivos ou trabalhar com outros.
O porta-voz do Facebook Andy Stone disse que eles removeram o perfil do Facebook e estão investigando.
O homem estava se comunicando com os investigadores, pelo menos em parte, usando algum tipo de quadro branco, disse um oficial.
O motorista teria dito a um policial ter uma bomba e o oficial disse ter visto o que “parecia ser um detonador”. De acordo com Manger, os negociadores estavam “trabalhando arduamente” conversando com o homem e esperava ter “uma solução pacífica para este incidente”.
Esta ameaça vem meses depois de uma multidão invadir o Capitólio em 6 de janeiro, forçando a evacuação do Congresso e interrompendo a confirmação da vitória do colégio eleitoral de Biden. Em abril, um policial do Capitólio foi morto quando um homem bateu em uma barricada do lado de fora do prédio.