Duas poderosas explosões abalaram a capital ucraniana, Kiev antes do amanhecer desta terça-feira (15). Os serviços de emergência disseram que duas pessoas morreram quando um prédio de apartamentos foi atacado.
A ofensiva da Rússia na Ucrânia se aproximou do centro de Kiev nesta terça, com uma série de ataques atingindo um bairro residencial da capital, enquanto os dois países planejavam um segundo dia de negociações.
Pouco antes do amanhecer, grandes explosões atingiram Kiev, vindas do que as autoridades ucranianas disseram ser ataques de artilharia. O bombardeio provocou um grande incêndio e um esforço de resgate em um prédio de 15 andares. Pelo menoses duas pessoas foram mortas e outras permanecem presas no interior.
As ondas de choque de uma explosão também danificaram a entrada de uma estação de metrô no centro da cidade que foi usada como abrigo antiaéreo. As autoridades da cidade twittaram uma imagem da fachada danificada, dizendo que os trens não parariam mais na estação.
Quando a Rússia iniciou a guerra há quase três semanas, o medo de uma invasão iminente tomou conta da capital ucraniana, já que os moradores dormiam noite após noite em estações de metrô ou se amontoavam em trens para fugir.
Mas quando a ofensiva russa parou, Kiev viu uma relativa calmaria. Os combates se intensificaram nos arredores nos últimos dias, e sirenes de ataques aéreos esporádicos soam ao redor da capital.