O artista por trás de um pôster do governo espanhol incentivando mulheres de todas as formas e tamanhos a se orgulharem de seus corpos pediu desculpas por não ter pedido a permissão das modelos que inspiraram o trabalho.
Na quarta-feira, o Instituto da Mulher – parte do Ministério da Igualdade da Espanha – divulgou uma campanha chamada “O verão também é nosso”. O pôster que acompanha, desenhado pela artista Arte Mapache, mostra cinco mulheres de diferentes tipos de corpo, idades e etnias. Também mostra uma mulher de topless que fez mastectomia.
“A campanha pretende ser uma resposta à gordofobia, ao ódio e ao questionamento de corpos não normativos – particularmente os das mulheres, algo que é mais prevalente no verão”, disse o Women’s Institute no início desta semana.
Apesar da mensagem positiva da campanha, os usuários de mídia social logo perceberam que algumas das mulheres no pôster eram muito parecidas com modelos reais.
A modelo britânica Nyome Nicholas-Williams disse que não tinha ideia de que a imagem havia sido usada até que alguém lhe enviou uma notícia sobre o pôster.
“Minha imagem está sendo usada pelo governo espanhol em uma campanha, mas eles não costumavam perguntar minha imagem ou semelhança”, escreveu ela no Instagram. “Ótima ideia, mas péssima execução.”
Nicholas-Williams disse que foi a segunda vez que sua imagem foi usada sem sua permissão. “A questão é que eu nunca diria não se fosse por uma boa causa, mas vamos lá, peça minha permissão. Isso é tão frustrante.”
Ela disse que ter que lutar constantemente para receber o pagamento foi “esvaziante”, acrescentando: “Estou exausta. As mulheres negras podem descansar?”
Na quinta-feira, a artista conhecida como Arte Mapache emitiu um pedido público de desculpas por usar as imagens das modelos sem sua permissão e por usar uma fonte que ela entendia ser gratuita.
“Dada a – justificada – polêmica sobre os direitos de imagem na ilustração, decidi que a melhor maneira de reparar os danos que podem ter resultado de minhas ações é dividir o dinheiro que recebi pelo trabalho e dar partes iguais para as pessoas no pôster”, disse o artista.
Arte Mapache disse que nunca teve a intenção de “abusar” das imagens das modelos, e apenas procurou demonstrar o quão grande inspiração elas foram.
O artista também disse que os relatos de que a comissão valia € 84.000 (£ 70.500) eram falsos e que a taxa havia sido de € 4.490.
Um porta-voz do Instituto da Mulher disse que estava ciente do problema e estava em contato com a artista.
Em um tweet, agradeceu a Arte Mapache por seu “ativismo antigorfóbico, por reconhecer o erro na ilustração e por estar aberta a ouvir as mulheres envolvidas na luta contra a gordofobia e o racismo”.