O Ministério da Igualdade da Espanha lançou uma campanha criativa de verão incentivando mulheres de todas as formas e tamanhos a irem à praia, com o slogan: “O verão também é nosso”.
A colorida imagem promocional da campanha apresenta cinco mulheres de diferentes tipos de corpo, idades e etnias desfrutando de um dia ao sol. “O verão também é nosso”, diz. “Aproveite como, onde e com quem quiser.” A campanha também apresenta uma mulher que fez uma mastectomia de topless.
“Todos os corpos são corpos de praia”, disse Ione Belarra, líder do Podemos que atua como ministra de direitos sociais no governo de coalizão liderado pelos socialistas da Espanha. “Todos os corpos são válidos e temos o direito de aproveitar a vida como somos, sem culpa ou vergonha. O verão é para todos!”
Antonia Morillas, chefe do instituto da mulher espanhola e da organização por trás da iniciativa, disse que as expectativas físicas afetam a autoestima das mulheres e negam seus direitos.
El @InstMujeres lanza #ElVeranoEsNuestro. Cuerpos diversos, libres de estereotipos de género, ocupando todos los espacios. El verano también nos pertenece. Libres, iguales y diversas. pic.twitter.com/BjS3YDaEYR
— Toni Morillas (@antoniamorillas) July 27, 2022
“Corpos diversos, livres de estereótipos de gênero, ocupando todos os espaços. O verão também nos pertence. Livre, igual e diversa”, ela twittou na quarta-feira ao lado de uma imagem da campanha.
O instituto da mulher disse: “Hoje brindamos um verão para todas, sem estereótipos e violência estética contra nossos corpos”.
Quando o líder de esquerda Cayo Lara disse que a campanha era absurda e tentava “criar um problema onde não existe”, o Podemos retrucou em um tweet com: “Se os corpos te incomodam, você pode ficar em casa twittando”.