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Educação

Educação científica será reforçada nas escolas da rede estadual

Governos Federal e do Estado lançaram um conjunto de iniciativas voltadas à popularização da ciência nos territórios de identidade

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Reconhecendo a importância da educação científica para o desenvolvimento social e econômico da Bahia, os Governos Federal
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Reconhecendo a importância da educação científica para o desenvolvimento social e econômico da Bahia, os Governos Federal e do Estado lançaram um conjunto de iniciativas que somam R$ 67,3 milhões em investimentos. As ações, voltadas à popularização da ciência nos territórios de identidade, foram apresentadas nesta segunda-feira (19), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além de estudantes e pesquisadores.

“Tudo que a gente usa, pega ou vê tem ciência, tem um conhecimento acumulado. Ciência é isso, é um conhecimento acumulado, que é transferido. A ciência é o conhecimento, a tecnologia, é transformar o conhecimento numa arte, em uns óculos para melhorar nossa visão, em um prato de alimento na mesa, no combate à fome”, disse o governador Jerônimo Rodrigues.

Para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a iniciativa representa “a popularização da ciência, para a gente estimular Clubes de Ciências, estimular feiras, Olimpíadas, que são maneiras lúdicas, criativas; fazer com que a juventude se interesse pelo conhecimento. Esse é um compromisso do presidente Lula com o Brasil e com o povo da Bahia. Eu fico feliz de poder estar aqui garantindo que essas políticas possam impulsionar o nosso desenvolvimento e a verdadeira emancipação do nosso povo, que passa pelo seu conhecimento”, afirmou.

Um dos anúncios mais aguardados foi a sanção da Lei PopCiência Bahia, o Programa de Promoção, Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, que cria uma política permanente de fomento à ciência e à inovação com foco nas juventudes. A lei, que será coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), estabelece princípios e diretrizes para ações estruturadas, como letramento científico, interiorização do conhecimento e estímulo à participação de comunidades tradicionais, mulheres e pessoas com deficiência em atividades de pesquisa.

PopCiência Jovem

Também foi assinado o decreto que regulamenta o Projeto de Educação Científica e Promoção das Ciências para a Juventude, o PopCiência Jovem, que reunirá, de forma articulada entre as Secretarias da Educação (SEC) e da Secti, iniciativas transdisciplinares voltadas à formação científica das juventudes baianas.

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Como parte do decreto PopCiência Jovem, estão previstas atividades como a realização de eventos científicos em escolas e territórios de identidade, a criação da Rede Bahia Faz Ciência e a formação de um coletivo de Jovens Embaixadores Territoriais da Ciência. O projeto também prevê o Selo Bahia Faz Ciência, que reconhecerá escolas que promovam, na teoria e na prática, a valorização da ciência, o enfrentamento das desigualdades e a formação científica de base. Além disso, haverá apoio à formação de professores e estímulo à criação de editais e parcerias institucionais voltadas à popularização da ciência.

“A Bahia é um grande destaque nas feiras de ciências e o que a gente precisava, está vindo agora, que é esse novo decreto do POP Ciência, que vai valorizar e dar mais ânimo e dinamismo às nossas atividades nas escolas, valorizando todo o trabalho que a gente realiza e que os alunos realizam”, comemorou a professora de Ciências do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Araci, Pachiele Cabral.

Clubes de Ciências

Na ocasião foi autorizado ainda o lançamento do edital para seleção de 400 professores para coordenar clubes de ciências em escolas da rede pública estadual. A ação, que será executada pela Secti, SEC e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), integra a Agenda Bahia Faz Ciência na Escola e destinará R$ 8 milhões para concessão de bolsas e fomento à pesquisa escolar, nos 27 territórios de identidade, estimulando o protagonismo estudantil e a difusão da cultura científica.

Também foi assinado um protocolo de intenções com os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Organizações do Sistema S para o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos para a promoção da educação científica, tecnológica e empreendedora.

Estudante do Cetep de Araci e integrante do Clube de Ciências da unidade escolar, Sarah Cruz, conta como a oportunidade tem ampliado suas perspectivas. “Esses projetos começaram a funcionar tão bem que começamos a ter experiências que a Sarah de antes não imaginava. Por exemplo, eu conheci a praia pela primeira vez por conta da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba). Eu viajei de avião pela primeira vez por conta dos projetos. Então, a minha vida como estudante mudou totalmente”, contou Sarah.

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A Trilha de Inovação adaptará para as escolas uma metodologia já aplicada no Parque Tecnológico da Bahia, para levar os estudantes por diferentes etapas do processo de inovação: da introdução à ciência no currículo à incubação de ideias, passando por noções de propriedade intelectual, formação empreendedora e, por fim, a aceleração dos projetos com potencial e sua valorização de patente e criação de startups. A ação será coordenada pela Secti, em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e outras instituições.

“A educação científica é para todos. Você vai montar o Clube de Ciências e vamos trabalhar a nossa agenda da Trilha de Inovação. É uma revolução na educação, porque você sai de uma forma tradicional que é de levar conteúdo para os estudantes. Ninguém recebe livro, ninguém recebe apostila, recebe desafio, recebe problema para resolver. Então, vai ter que criar o próprio conhecimento, criar uma possibilidade de solução para os problemas”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro.

A SEC foi autorizada a publicar edital unificado das quatro universidades estaduais referente a oferta de 225 vagas para programas de mestrado profissional, destinadas, exclusivamente, aos coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino.

Durante a cerimônia também ficou definido que a Bahia será beneficiada pela chamada pública Programa Mais Ciência na Escola, executada pelo CNPq/MCTI/FNDCT, tendo a maior rede contemplada no Nordeste. Serão implementados 180 laboratórios maker em 180 escolas e mais de 1.800 vagas para estudantes bolsistas em atividades de iniciação científica. Além da estruturação dos laboratórios, estão previstas formações para professores, feiras e olimpíadas científicas, e o incentivo à participação de cientistas em sala de aula.

Dentre as ICTs que participaram do edital, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram contempladas e coordenarão as ações para instalar os laboratórios nas unidades.

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A programação do evento incluiu ainda uma série de atos conjuntos entre os governos estadual e federal. Foram assinados também termos com universidades públicas baianas no âmbito da chamada pública Identidade Brasil, da FINEP/MCTI/FNDCT, voltada à recuperação e preservação de acervos científicos e culturais. A Bahia foi destaque nacional ao emplacar sete projetos, abrangendo instituições como UEFS, UFBA, UFSB, IFBA e UESC.

Além disso, foi oficializado um Acordo de Cooperação Técnica entre o MCTI e o Governo do Estado para execução conjunta de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. A parceria permite a integração entre o PopCiência, o programa federal Mais Ciência na Escola e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, fortalecendo a base científica da educação pública.

Com esse conjunto de ações integradas, a Bahia consolida uma agenda estratégica voltada à popularização da ciência, ao fortalecimento da educação científica e ao estímulo à inovação em todo o estado.

Caravana da Ciência

Na ocasião, foi lançada ainda a Caravana da Ciência, iniciativa em comemoração aos 40 anos do MCTI que vai percorrer todos os estados brasileiros, levando informações sobre atividades de fomento e pesquisa a empresas e pesquisadores, além de oficinas abertas à população.

“O Ministério da Ciência e Tecnologia escolheu a Bahia para começar a Caravana e isso fala muito do que é o trabalho que a Bahia vem fazendo na ciência e tecnologia, na inovação, na educação e essa relação tem tudo a ver. Mais de R$ 12 bilhões investidos em infraestrutura física nas escolas para a gente poder dar conta dessa inovação e dessa potência que a rede estadual tem, junto com as redes municipais”, destacou a secretária da Educação, Rowenna Britto.

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Ciência

Jovens utilizam moringa e mandacaru para tratamento de água barrosa

Estudantes do interior baiano desenvolvem projeto de ciências com base em sementes tradicionais do Nordeste

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desenvolveram uma técnica de purificação da água utilizando sementes de moringa e a casca de mandacaru como coagulantes naturais.
Foto: Arquivo pessoal

Com sementes coletadas na própria comunidade e experimentos feitos em casa, estudantes do Colégio Estadual Dr. Jairo Azzi, no município de Lamarão, desenvolveram uma técnica de purificação da água utilizando sementes de moringa e a casca de mandacaru como coagulantes naturais. Com orientação do professor Djanderson Nascimento, as jovens cientistas Anne Caroline Nogueira e Clara Bispo pesquisaram um método que oferecesse uma solução acessível, eficaz e sustentável para o tratamento de água em regiões com acesso limitado a tecnologias convencionais.  

“Os testes que realizamos indicaram que a combinação das sementes alcança resultados comparáveis aos coagulantes químicos tradicionais, como o sulfato de alumínio, especialmente na remoção de turbidez, com eficiências superiores a 90%” aponta Djanderson. “A moringa é responsável por remover a turbidez da água, enquanto o mandacaru atua como bactericida, inativando microrganismos remanescentes. Essa solução natural se adequa nos critérios de práticas sustentáveis, pois gera não resíduos tóxicos”, complementa.  

De acordo com pesquisa do Instituto Trata Brasil, em 2022, cerca de 7,7 milhões de residências nordestinas não recebiam água diariamente. Esses dados são, segundo a equipe, uma oportunidade para buscar soluções para o problema. “O projeto visa melhorar a qualidade de vida dos povos do Nordeste brasileiro, que, muitas vezes, sofrem pela falta de água, tendo que recorrer a poços e açudes, nos quais a água tende a ser barrosa”, destaca Anne Caroline.  

Além da inovação científica, a proposta também representa um exercício de engajamento comunitário e educação ambiental, tendo sido apresentada na Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba), com apoio da Secretaria da Educação (Sec). A próxima etapa prevê a ampliação das análises e da divulgação da técnica, visando sua adoção em outras comunidades do semiárido.  

Bahia Faz Ciência 

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br. 

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Ciência

Estudantes do CPM Lobato representarão o Brasil na RoboCup 2025

O maior campeonato de robótica do mundo acontecerá de 15 a 21 de julho, no Centro de Convenções de Salvador

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Cinco alunos do Colégio da Polícia Militar da Bahia – Unidade Lobato – foram classificados para a RoboCup 2025, o maior campeonato
Foto: CPM Lobato

Cinco alunos do Colégio da Polícia Militar da Bahia – Unidade Lobato – foram classificados para a RoboCup 2025, o maior campeonato de robótica do mundo, que acontecerá de 15 a 21 de julho, no Centro de Convenções de Salvador, localizado na orla da Boca do Rio.

João Souza, Larissa Marques, Maria Andrade, Robert Silva e Wendel Abreu conquistaram o feito após garantirem o 2º e 3º lugares na Competição Brasileira de Robótica (CBR), durante o evento Robótica 2024, realizado em novembro na cidade de Goiânia (GO).

O CPM Lobato será a única escola pública da Bahia a competir nesta edição, o que representa não apenas um motivo de orgulho para a comunidade escolar, mas também um símbolo de esperança e inspiração para toda uma geração de jovens estudantes baianos.

Reconhecida como a “Copa do Mundo da Robótica”, a RoboCup reúne equipes de diversos países que projetam e programam robôs autônomos capazes de cumprir tarefas inspiradas em desafios da vida real. As categorias incluem, por exemplo, simulações de tarefas domésticas, como limpeza de ambientes e descarte de resíduos, além de competições dinâmicas como o futebol de robôs e provas de resgate, que exigem estratégias para localizar e salvar vítimas em áreas simuladas de desastre.

As equipes Bravo e Echo, formadas pelos estudantes do CPM Lobato, estão em plena preparação para enfrentar os melhores times do planeta, com criatividade, técnica e espírito de equipe.

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Esse resultado reafirma o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a formação integral dos seus alunos, fortalecendo o ensino público com excelência, disciplina e oportunidades reais de transformação social por meio da educação e da tecnologia.

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Educação

Itiúba recebe colégio e sistemas de abastecimento de água

Entre os anúncios de novos investimentos para o município, Jerônimo assinou decreto que institui o Programa Bahia Sem Fogo

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A cidade de Itiúba recebeu, neste sábado (28), uma série de entregas nas áreas de educação, abastecimento de água, saúde e infraestrutura.
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A cidade de Itiúba recebeu, neste sábado (28), uma série de entregas nas áreas de educação, abastecimento de água, saúde e infraestrutura. Durante agenda no município, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Ary Silva, com investimento superior a R$ 9 milhões.

A nova estrutura inclui a construção de 10 salas de aula, restaurante estudantil com 200 lugares, teatro, vestiários, campo society, reforma civil e elétrica e na quadra de esportes coberta. A estudante Eloá Trindade, de 15 anos, comentou sobre a importância do novo colégio: “Agora temos um espaço melhor para aprender, praticar esportes, fazer arte e estar com nossos colegas. Dá mais vontade de vir para a escola todo dia.”

Entre os atos realizados, está a assinatura do decreto que institui o Programa Bahia Sem Fogo, uma política pública voltada à prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais em áreas ambientalmente sensíveis. “Estamos estruturando uma ação permanente de enfrentamento ao fogo, com planejamento, fiscalização e apoio técnico. É mais uma frente no cuidado com nossa biodiversidade”, destacou Jerônimo.

Outras ações

Foram inaugurados sistemas de abastecimento de água nas localidades de Tatu, Alagadiço da Puã, Limpos, Mata do Riacho e Agrovila, com investimentos que somam mais de R$ 1,5 milhão. Além disso, foi inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Mel na comunidade de Várzea Formosa, fortalecendo a produção local.

Na área da saúde, o governador autorizou a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos povoados de Picos e Sítio dos Moços. Também foram entregues uma ambulância, um aparelho de ultrassonografia, dois kits odontológicos e diversos equipamentos hospitalares para o município.

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A programação incluiu ainda a inauguração do sistema de esgotamento sanitário da sede do município, a entrega da primeira etapa das obras de pavimentação do acesso ao roteiro religioso do Cristo Protetor da Serra do Cruzeiro e o início da segunda etapa de intervenções, além da entrega de tratores e tanques-pipa para Itiúba e outras nove cidades da região.

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