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Turismo

Bahia fecha alta temporada com movimentação turística histórica 

Os dados são do Ministério do Turismo, da Polícia Federal e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). 

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Na alta temporada 2024/2025, a Bahia registrou o número recorde de 9,4 milhões de turistas, que injetaram R$ 23,7 bilhões na economia.
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

Na alta temporada 2024/2025, a Bahia registrou o número recorde de 9,4 milhões de turistas, que injetaram R$ 23,7 bilhões na economia. Somente no período do Carnaval, 3,5 milhões de visitantes circularam pelas 13 zonas turísticas baianas, gerando R$ 7 bilhões em receita, marcas históricas da festa. Os dados são do Ministério do Turismo, da Polícia Federal e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). 

A Bahia vem em ritmo contínuo de crescimento no turismo, como atesta pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em janeiro deste ano, o estado registrou o aumento no setor de 9%, em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto a média do Brasil foi de 3,5%. Já na variação de dezembro do ano passado para o primeiro mês de 2025, o crescimento baiano foi de 1,5%, enquanto o país registrou queda de 6,4%. 

As atividades continuaram crescendo em fevereiro, quando Salvador alcançou uma taxa de ocupação hoteleira de 68,7%, com expressiva participação de turistas internacionais. No Carnaval, a ocupação média foi de 95%, com picos de 100%, na capital e destinos como Itacaré, Porto Seguro e Lençóis. 

Outro indicador que confirma o bom desempenho da Bahia no turismo é a geração de empregos com carteira assinada. De 2021 a 2024, foram criados quase 37 mil postos de trabalho no estado, com a recuperação dos 19 mil perdidos em 2020 (pandemia) e criação de mais 18 mil novas vagas, em diversas atividades turísticas. 

Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, o desafio é ampliar ainda mais a atração de visitantes. “A gente comemora esses bons resultados, que fizeram a Bahia alcançar a liderança do turismo brasileiro, mas não é motivo para a redução do volume de trabalho, muito pelo contrário. O esforço do Governo do Estado segue firme, priorizando, neste ano, a capacitação e qualificação de mão de obra, além das ações de promoção das 13 zonas turísticas baianas, em âmbito regional, nacional e internacional, captação de novos voos e de grandes eventos corporativos e obras estruturantes”, pontuou o secretário. 

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Turismo

Bahia lança Caminho Diamantino de Santa Dulce dos Pobres

Roteiro de 130 km conecta sete municípios e promete impulsionar o turismo religioso na Chapada, fortalecer a fé, a cultura e a economia regional

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distrito de Boa Vista do Tupim, para acompanhar o lançamento do Caminho Diamantino de Santa Dulce dos Pobres,
Foto: Amanda Ercilia/GOVBA

Moradores, peregrinos e autoridades se reuniram na manhã deste sábado (29), no Assentamento Canabrava, em Terra Boa, distrito de Boa Vista do Tupim, para acompanhar o lançamento do Caminho Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, durante visita do governador Jerônimo Rodrigues. Acompanhado pelo secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o governador destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo religioso, cultural e do desenvolvimento regional na Chapada Diamantina.

“Estamos em um ambiente de turismo religioso, dedicado e orientado pela força de Santa Dulce dos Pobres. Este roteiro envolve sete municípios e abrange 130 quilômetros de peregrinação. É natural que as pessoas venham para fazer promessas, pedir, agradecer e fortalecer a fé. Enquanto isso, seguimos transformando a Bahia em um estado de paz, gerando renda, criando empregos e divulgando as belezas de nossas regiões”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Com 130 quilômetros de extensão, o Caminho conecta os municípios de Mucugê, Andaraí, Nova Redenção, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza e Iramaia, oferecendo aos peregrinos um mosaico de paisagens naturais, memórias, histórias e comunidades acolhedoras. Estruturada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), a rota recebeu investimento de R$ 73 mil para instalação de placas de sinalização e totens informativos, além de levantamento técnico, georreferenciamento, capacitação de equipes municipais e estratégias de promoção turística.

Para o secretário Maurício Bacelar, a entrega representa “uma ampliação da oferta turística da Chapada Diamantina baseada na fé do povo baiano. Construímos um roteiro religioso que também valoriza as belezas naturais da região, a diversidade gastronômica e a riqueza das comunidades assentadas ao longo do percurso”.

Coordenadora do projeto, Rosemma Maluf destacou o caráter pioneiro da iniciativa: “O caminho fortalece a diversidade dos produtos turísticos da Bahia. Ele se baseia na sustentabilidade, no desenvolvimento socioeconômico e na espiritualidade, especialmente por meio do legado de Santa Dulce dos Pobres. É o primeiro projeto de turismo ecorreligioso de base comunitária do estado”.

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Desenvolvimento regional
O novo percurso vai além da dimensão religiosa e abre oportunidades econômicas, sobretudo para comunidades rurais. A expectativa é de fortalecimento de serviços como hospedagem domiciliar, alimentação, transporte alternativo, pequenos comércios e atuação de guias locais. O aumento da circulação de peregrinos também deve impulsionar o artesanato, a culinária típica e os produtos da agricultura familiar, estimulando uma economia sustentável e alinhada às vocações da região.

Turismo sustentável
Como símbolo do compromisso ambiental, o governador realizou o plantio de uma muda de ipê durante a solenidade. O projeto foi planejado com foco na preservação ambiental e na valorização cultural, princípios que orientaram desde o mapeamento das trilhas até sua implantação.

“O projeto que hoje tem seu lançamento oficial conta com a bênção da Igreja. Três dioceses estão envolvidas — Ruy Barbosa, Livramento e Jequié — e apoiam este roteiro. Em fevereiro estarei no Vaticano, onde levarei ao Papa informações sobre o Caminho e pedirei uma benção oficial”, afirmou o bispo Dom Paulo Romeu Bastos, da Arquidiocese de Jequié.

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Turismo

Bahia reforça estratégia para se consolidar como destino internacional

Em Salvador, Embratur apresenta Plano Brasis para ampliar visibilidade global do estado, com foco em afroturismo, cultura e natureza

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A valorização e a diversificação das características e potencialidades turísticas da Bahia no mercado global foram destaque
Lançamento do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027. Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A valorização e a diversificação das características e potencialidades turísticas da Bahia no mercado global foram destaque na apresentação do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 (Plano Brasis), realizada nesta quarta-feira (26), em Salvador. Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) abriu debate sobre estratégias para o trade turístico baiano e ações voltadas à promoção do estado no exterior. O plano conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).

A iniciativa busca fortalecer a imagem da Bahia como destino internacional competitivo, com foco em produtos, experiências e roteiros centrados em afroturismo, cultura, história, sol e praia, natureza e aventura, entre outros. Durante o evento, o governador destacou a ampla rede de hotéis e restaurantes, além das belezas naturais do estado.
“Temos um trade muito forte e também há muito investimento no turismo em nosso estado. A cada dia, novas rotas e destinos são revelados. Por isso, é importante manter esse potencial turístico, consolidando a Bahia no cenário nacional”, afirmou Rodrigues.

O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, reforçou o empenho do Estado para posicionar a Bahia como líder na atração de turistas internacionais no Norte-Nordeste.
“Temos trabalhado na diversificação da oferta turística para proporcionar aos visitantes mais experiências e novos produtos, incentivando que retornem cada vez mais”, disse.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Brasil vive um momento histórico no turismo internacional, com oito milhões de visitantes, e o Plano Brasis chega em hora estratégica.
“Esse é um trabalho que aponta ferramentas, mercados e tendências para transformar esse bom momento em algo duradouro. É hora de celebrar, mas também de avançar juntos no setor”, destacou.

Potencialidades baianas

A estratégia estadual do Plano Brasis para a Bahia contempla segmentos como lazer, responsável por 52% das chegadas internacionais em 2024. O planejamento também destaca turismo de sol e praia, ecoturismo, aventura, cultura, gastronomia e náutico. O afroturismo é prioridade, valorizando a cultura vibrante, o sincretismo religioso e a ancestralidade como diferenciais competitivos.

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Entre os atrativos regionais, a Baía de Todos-os-Santos e o Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, são as principais portas de entrada. A Chapada Diamantina se consolida como referência em turismo de natureza e aventura, enquanto a Costa do Descobrimento reforça a tradição histórica. O plano também prevê a consolidação da Bahia como principal destino de cruzeiros no país, com terminais em Salvador e Ilhéus.

Turismo na Bahia em números

De acordo com a Embratur, entre janeiro e outubro de 2025, a Bahia recebeu 166.480 turistas internacionais, vindos principalmente da Argentina e da França. O número representa aumento de 56,53% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 106.357 chegadas. Em outubro, o crescimento foi de 44,43% sobre o mesmo mês de 2024, com 11.654 visitantes estrangeiros.

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Turismo

Juazeiro conquista o troféu Dendê de Ouro no Concurso da Moqueca 2025

Receita “Nossa Divina Moqueca”, do chef Val Carvalho, supera 12 concorrentes e celebra diversidade gastronômica baiana 

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Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador, a receita Nossa Divina Moqueca, do restaurante Nossa Casa Frutos do Mar,å de Juazeiro
Foto: Tatiana Azeviche

Em uma disputa acirrada entre as 13 zonas turísticas da Bahia, realizada no último domingo (23), no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador, a receita Nossa Divina Moqueca, do restaurante Nossa Casa Frutos do Mar, de Juazeiro (Vale do São Francisco), sagrou-se campeã do Concurso da Moqueca 2025, garantindo ao chef Val Carvalho o cobiçado troféu Dendê de Ouro. 

O segundo lugar ficou com a moqueca Coração da Bahia, do restaurante Oásis D’Moura, de Santo Antônio de Jesus (Caminhos do Jiquiriçá), e o terceiro com o prato Filé de Pitu, do restaurante Dona da Praia, de Subaúma (Entre Rios), na Costa dos Coqueiros. 

Evento consolida turismo gastronômico 

Promovida pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com a Food Hub e a Abrasel-BA, a competição chega à 3ª edição consolidada como atração do calendário gastronômico nacional, fomentando negócios e valorizando a culinária baiana. 

“Ganhar esse prêmio é inenarrável, fruto de um trabalho árduo. Vou colocar outdoor na cidade para divulgar que a melhor moqueca da Bahia é de Juazeiro”, comemorou o chef Val Carvalho, que relembrou sua trajetória: “Sou filho de baiana de acarajé e aprendi a cozinhar dentro de casa. Trabalhei nos maiores hotéis de Salvador e há dez anos montei meu restaurante”. 

Reconhecimento e diversidade 

Para o secretário Maurício Bacelar, “o concurso reforça a liderança nacional da Bahia no turismo gastronômico e mostra a diversidade da culinária que atrai visitantes do Brasil e do mundo”. 

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O júri contou com chefs renomados e jornalistas especializados, como Edinho Engel, do restaurante Amado, que destacou: “O concurso fortalece e divulga o que a Bahia tem de melhor na gastronomia. Precisamos de mais eventos como esse”. 

Segundo Leandro Menezes, presidente da Abrasel-BA, a iniciativa “valoriza a moqueca, principalmente entre os jovens, que passaram a acompanhar e participar do concurso”. 

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