Entrou em operação, em março deste ano, mais um poço no sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) Araci Norte. O poço 03 promoveu um acréscimo de vazão da ordem de 35%, melhorando a prestação do abastecimento de água em 69 localidades rurais situadas nos municípios de Araci e Tucano, no semiárido baiano. Os 5.700 domicílios atendidos, desde o mês passado, estão recebendo água por períodos mais prolongados, graças a esse investimento da Embasa, da ordem R$ 2.3 milhões, com recursos próprios da empresa.
O poço foi perfurado na localidade de Pai Miguel, energizado e interligado à rede adutora e distribuidora do SIAA Araci Norte pela Embasa visando atender adequadamente a demanda da população. Essas localidades rurais, desde a chegada do serviço de abastecimento público de água tratada em 2020, viram o número de pedidos de novas ligações de água crescer e a Embasa viu a necessidade de ampliar a produção de água desse sistema para atender à demanda.
“Com um cenário desafiador em nossa região devido à estiagem, iniciamos o ano de 2025 com uma melhora significativa na oferta de água do sistema Araci Norte com a implantação desse novo poço. Fator determinante que vem permitindo um abastecimento regular na região e a ampliação do sistema com novas extensões de rede de água”, comentou Ramon Freire, gerente do Escritório Local de Araci.
“A ativação do poço 03 do SIAA Araci Norte foi de grande importância para a melhoria no atendimento à população que já se reflete na redução do número de reclamações por falta d´água, garantindo a satisfação dos clientes”, observa Murilo Lima, gerente do Escritório Local de Tucano.
O SIAA Araci Norte capta em poços profundos perfurados no Aquífero de Tucano que fornecem, atualmente, 298 m³/h para abastecer várias localidades na zona rural de municípios situados no Polígono das Secas. Construído pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), o sistema entrou em operação em 2020 e, hoje, atende aproximadamente cerca de 17 mil pessoas.