O ator de Jornada nas Estrelas, William Shatner, declarou-se “sobrecarregado” por se tornar o ser humano mais velho no espaço, aos 90 anos, durante um breve, mas bem-sucedido segundo voo tripulado nesta quarta-feira (13) do foguete New Shepard da Blue Origin, que decolou no deserto do oeste do Texas.
O canadense, que por quatro décadas representou o capitão James Kirk, o destemido comandante da USS Enterprise, desatou a chorar no local de pouso ao descrever ao fundador da empresa espacial privada, o magnata da Amazon Jeff Bezos, a profundidade de seu salto de quase 11 minutos para as estrelas.
“Espero nunca me recuperar disso”, disse Shatner na companhia de três companheiros civis.
“Estou tão emocionado com o que acabou de acontecer. É extraordinário, extraordinário. É muito maior do que eu e a vida. Não tem nada a ver com os homenzinhos verdes e o orbe azul. Tem a ver com a enormidade, a rapidez da vida e a rapidez da morte.
“Para ver a cor azul passar por você, e agora você está encarando a escuridão … todo mundo precisa fazer isso. Todo mundo precisa ver isso”.
Em um tweet que William Shatner programou para postar durante seu vôo, ele se comparou anteriormente como “um menino brincando na praia … enquanto o grande oceano da verdade estava todo desconhecido diante de mim”.
I do not know what I may appear to the world, but to myself I seem to have been only like a boy playing on the seashore, diverting myself in now & then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me.? pic.twitter.com/ZY2Ka8ij7z
— William Shatner (@WilliamShatner) October 13, 2021
O vôo desta quarta-feira, denominado Missão NS-18, o 18º vôo geral para a cápsula com o nome de Alan Shepard, o primeiro americano no espaço em 1961, foi adiado um dia antes de terça-feira por causa dos ventos fortes, e atrasado ainda mais em relação ao horário programado de 8h30 por questões não especificadas.