A ABC News anunciou que Whoopi Goldberg estaria fora do ar por duas semanas após seus “comentários errados e ofensivos”. A atriz e personalidade da TV disse no The View, da ABC, que o genocídio nazista dos judeus “não foi sobre raça”.
Ela se desculpou, mas depois causou mais ofensas ao tentar explicar suas observações em um programa noturno.
Em uma nota à equipe na noite de terça-feira (1º), a presidente da ABC News, Kim Godwin, escreveu: “Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos.
“Enquanto Whoopi se desculpou, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus comentários. “Toda a organização ABC News se solidariza com nossos colegas, amigos, familiares e comunidades judeus”.
“Essas decisões nunca são fáceis, mas necessárias”, acrescentou ela no memorando, informou o Hollywood Reporter.
“Na semana passada, observei que a cultura da ABC News é motivada, gentil, inclusiva, respeitosa e transparente. Os comentários de Whoopi não se alinham com esses valores”.
Mais cedo na terça-feira, Goldberg emitiu seu terceiro pedido de desculpas público.
“Ontem no programa eu falei errado”, disse ela para abrir o talk show.
“[O Holocausto] é realmente sobre raça, porque Hitler e os nazistas consideravam os judeus uma raça inferior.
“Agora, as palavras importam, e as minhas não são exceção. Lamento meus comentários e estou corrigido. Também estou com o povo judeu”.
A atriz de 66 anos, vencedora do Oscar, que está no The View desde 2007, fez os comentários controversos pela primeira vez no programa de segunda-feira enquanto discutia a proibição de um conselho escolar do Tennessee de uma graphic novel sobre o Holocausto, alegando que ela mostrava nudez. profanação e suicídio.
Em meio ao alvoroço, ela divulgou um pedido de desculpas horas depois.
Mas no The Late Show with Stephen Colbert da CBS na noite de segunda-feira, enquanto tentava esclarecer seus comentários, ela disse que os nazistas mentiram e na verdade tiveram problemas com etnia e não raça, o que causou mais ofensas.
Não é a primeira vez que Goldberg causa polêmica.
Ela disse em 2009 que o diretor de cinema Roman Polanksi – que se declarou culpado de “sexo ilegal com uma menor” em 1977 – não era culpado de “estupro-estupro”.
Ela também defendeu Bill Cosby quando ele enfrentou acusações de agressão sexual, antes de reverter o curso em meio a uma reação negativa.