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Washington proibirá vendas de carros novos a gasolina até 2035

O estado de Washington seguirá a Califórnia e proibirá a venda de novos veículos movidos a gasolina até 2035, disse Jay Inslee, o

O estado de Washington seguirá a Califórnia e proibirá a venda de novos veículos movidos a gasolina até 2035, disse Jay Inslee, o governador do estado.

Os reguladores da Califórnia avançaram na quinta-feira (25) com um plano histórico para eliminar gradualmente a venda de carros a gasolina nos próximos 13 anos no maior mercado automobilístico dos EUA.

A nova política exige que 100% das novas vendas de carros de passeio, caminhões e SUVs no estado sejam movidos a eletricidade ou hidrogênio até 2035, com um quinto autorizado a ser híbrido plug-in.

Os regulamentos específicos para o estado de Washington ainda não foram criados e o público terá a chance de opinar, informou o Seattle Times .

As emissões relacionadas ao transporte representam mais de 40% das emissões de gases de efeito estufa em Washington.

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Em 2020, os legisladores do estado aprovaram uma lei orientando o departamento de ecologia a adotar os padrões de emissões da Califórnia. Este ano, eles estabeleceram uma meta de eliminar gradualmente as vendas de novos carros movidos a combustão interna até 2030.

Um conselho estadual, criado por Inslee para planejar o futuro dos veículos elétricos, realizou sua primeira reunião em julho. Os membros discutiram a construção de uma rede de estações de carregamento rápido nas rodovias estaduais, disse Anna Lising, consultora sênior de clima de Inslee. O esforço será ajudado por US$ 71 milhões do governo federal.

A legislatura estadual também orçou US$ 69 milhões para instalar estações de “cobrança comunitária” para pessoas que não moram em casas unifamiliares.

Lising disse que espera que os novos regulamentos incentivem os fabricantes a produzir veículos elétricos mais baratos.

Quase 20% dos novos registros de veículos em Washington em julho foram elétricos ou híbridos, de acordo com dados do departamento de licenciamento do estado. No total, 104.000 veículos elétricos – totalmente elétricos a bateria ou elétricos híbridos plug-in – estão registrados no estado, cerca de 2,5 vezes o total de dois anos atrás.

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Massachusetts também disse que seguirá o exemplo da Califórnia e é provável que mais estados o façam. Nova York e Pensilvânia estão entre os 17 estados que adotaram alguns ou todos os padrões de emissão de escapamentos da Califórnia, que são mais rígidos do que as regras federais.

A política aprovada na Califórnia na quinta-feira marca um passo importante na luta para reduzir as emissões e combater a emergência climática.

A implementação das novas regras exigirá investimentos significativos, no entanto. A Califórnia precisará expandir as estações de recarga públicas para acomodar o aumento de veículos elétricos.

A Alliance for Automotive Innovation, que representa muitas grandes montadoras, disse que cumprir o ambicioso cronograma do estado seria um desafio devido à falta de infraestrutura de carregamento, acesso a materiais necessários para baterias e problemas na cadeia de suprimentos.

E mesmo com as novas regras, a transição da Califórnia para os veículos elétricos levará tempo, já que os carros movidos a gasolina superarão em número os veículos de emissão zero por anos.

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Em Washington, o representante republicano Andy Barkis, membro do comitê de transporte da Câmara dos Deputados do estado, disse sentir que a pressão para proibir os motores de combustão interna prejudicaria tanto os fabricantes quanto os consumidores.

“Acredito que o mercado é melhor para continuar a determinar como faremos a transição”, disse ele.

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