Na Comunidade Santa Rita, em Camaçari, a agricultura familiar ganhou novo significado com a implantação do Projeto Viva Horta. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), gera renda para agricultores e leva alimentos frescos e de qualidade aos estudantes da rede estadual de ensino, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Antes um espaço vazio, a horta agora pulsa com cores, aromas e sabores de uma produção diversificada, que inclui hortaliças e legumes. “Somos uma das 10 famílias contempladas para estar aqui. Plantamos abobrinha, maxixe, quiabo, couve, alface, coentro, cebolinha… tudo com o apoio desse projeto que abraçou a comunidade. É um trabalho lindo. Antes não tínhamos algo para fazer, e hoje temos a oportunidade de fazer algo que gostamos e que vai acabar com a fome”, conta Adriana de Jesus Brito, uma das agricultoras familiares beneficiadas.
Parte da produção segue para o PNAE, garantindo refeições mais saudáveis e nutritivas para os alunos. O que chega às escolas é fruto do esforço coletivo das famílias, que encontram no projeto valorização e novas oportunidades de renda.
“Estamos muito felizes por poder produzir alimentos e levá-los para a escola e creche da nossa comunidade. Começamos como aprendizes dedicados, e a tendência é melhorar cada vez mais, para que possamos oferecer o melhor possível para nossos filhos, netos e vizinhos”, celebra Boaventura dos Santos, agricultor familiar.
Com organização coletiva, as famílias se envolvem em todas as etapas, do preparo do solo à colheita, fortalecendo vínculos e aprendendo novas técnicas. O apoio técnico e os equipamentos fornecidos pela SDR facilitaram o trabalho no campo. João Bosco, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Camaçari Santa Rita, destaca: “Agradeço pelos equipamentos, como a forrageira, o tratorito e a roçadeira. Com esse projeto, a comunidade está se tornando uma miniatura da irrigação do Vale do São Francisco, e o que fluir daqui servirá de exemplo para outras comunidades da Bahia”.
O impacto do Viva Horta é visível: comunidades mais fortalecidas, renda aumentada e alimento saudável chegando nas mesas dos baianos e baianas. Mais do que uma horta, o espaço se tornou símbolo de transformação social, dignidade e valorização da agricultura familiar.
