Esporte
Vitória não mantém o desempenho e perde a primeira na Série B
Estado do gramado e sequência de jogos podem ter influenciado no desempenho do rubro-negro

Em um jogo de pouca inspiração, o Vitória perdeu a invencibilidade na Série B na noite desta terça-feira (1º), no Estádio Batistão, para o Confiança pelo placar de 1 a 0, com um belo gol de Leandro Kivel. Muito desse futebol ruim do Leão pode ser creditado ao estado do gramado, mas, para o técnico Bruno Pivetti, o cansaço devido à sequência de jogos não permitiu que a equipe tivesse o mesmo rendimento das últimas partidas.
“Nós não tivemos o mesmo rendimento das outras partidas. Tem a questão da sequência dos jogos, mas não conseguimos encaixar o nosso jogo aqui hoje. Tivemos até algumas oportunidades de finalização, mas infelizmente não conseguimos fazer o gol. Depois, num momento de desatenção, acabamos tomando o gol do Confiança. Mas agora é olhar para frente. Nos preparar bem, porque teremos uma partida difícil no sábado, como são todas na Série B. Esperamos que possamos reverter esse quadro já no sábado”, disse o técnico.
Mesmo com o péssimo estado do gramado do Batistão, o jogo teve um primeiro tempo movimentado, mas com pouca criação. Logo aos três minutos, o rubro-negro teve uma boa chance, com uma finalização de Eron na área adversária. A partir daí, o Dragão tomou o controle do jogo e colocou, mais uma vez, Ronaldo para trabalhar muito.
Sequência
Esse resultado manteve o Vitória na 8ª posição, com 10 pontos. Depois de vencer a primeira partida na Série B, o Confiança viaja, no próximo sábado, até Maceió para encarar o CSA, no Rei Pelé, às 16h30 (horário de Brasília). Já o Vitória, no mesmo horário, recebe o Cuiabá, líder da competição, no Barradão. É a chance de voltar a vencer e se recuperar na competição.
Esporte
Bahia recebe Campeonato Brasileiro de Canoagem Va’a
A competição vai reunir cerca de 800 atletas de todo o país, nas categorias individual, dupla e trios, nos dias 29 e 30 de março

Pela primeira vez na história, a Bahia vai sediar o Campeonato Brasileiro de Va’a (canoagem polinésia), que vai acontecer na Marina da Penha, na Ribeira, em Salvador. Com cerca de 800 atletas de todo o país, a competição inclui as categorias individual, dupla e trios para a disputa nos dias 29 e 30 de março.
O evento chancelado pela Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA) é um marco para toda a região, principalmente a Bahia, já que, em 25 anos, é a primeira vez que será realizado no Nordeste, e conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), como destaca Vicente Neto, diretor-geral da autarquia estadual.
“É mais uma grande competição de uma modalidade em crescimento no nosso estado que conseguimos trazer para solos baianos. Salvador e a Bahia são palcos das grandes competições nacionais e internacionais, como nos últimos sete anos com mais de 40 modalidades contempladas. Essa política pública de apoio ao esporte faz com que não só nosso esporte evolua, como também o turismo, a economia e o lazer. Com a canoagem va’a, não será diferente. Nosso Estado será totalmente impactado positivamente e os competidores mais público poderão aproveitar esse espetáculo na Ribeira”, cita Vicente.
Na Baía de Todos-os-Santos, os competidores irão percorrer distâncias de 8 km, 12 km e 16 km na busca, de além do título, da classificação para os torneios mundial e pan-americano da modalidade. A competição contará com atletas do paradesporto, das categorias master (70, 75 e 80 anos de idade) e das demais classes de diferentes níveis de experiência e idade.
A representante na Bahia da CBVAA, Nicole Wicks, comentou em participação ao Sudesbcast – podcast de esportes da Sudesb – sobre a importância da realização desse evento. “Desde que a nova diretoria da confederação assumiu, tem esse compromisso de tentar valorizar mais o Nordeste, que é uma das regiões em que o esporte mais cresce. É algo bem importante para Salvador, para Bahia e para o Nordeste, porque é um evento que consegue atrair novos adeptos e quem está iniciando vai ter oportunidade de ver os grandes nomes e pode dizer: é isso que quero pra mim”.
A entrada para acompanhar o evento é gratuita e a expectativa da organização é receber cerca de 2 mil pessoas por dia de competição. Para os interessados em competir, podem se inscrever por meio do site: www.cbvaa.bigmidia.com/site/login. Porém, é preciso que sejam atletas confederados a CBVAA. Parte do valor das inscrições (5%) será destinado às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
No sábado (29), o evento acontece das 7h às 16h e a programação conta com baterias de diversas modalidades. Já no domingo (30), será o encerramento do evento com a premiação dos atletas. Além de muita remada e competição, a programação conta com atrações musicais, espaço gastronômico, com food trucks, oferecendo uma variedade de comidas e bebidas; stands de expositores com produtos voltados para o esporte (remos, roupas UV e acessórios); e uma área de convivência.
O CEO da M1 Treinamentos e Eventos, empresa baiana que está organizando a etapa comemora a realização deste evento nacional na capital baiana. “O Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 reforça seu compromisso com a inclusão e a diversidade no esporte. A escolha por Salvador como a primeira cidade a sediar o evento no Nordeste consolida a região no mapa das grandes competições esportivas nacionais e impulsiona o turismo esportivo.”
Esporte
George Foreman, lenda do boxe, morre aos 76 anos
O pugilista encerrou sua carreira nos ringues em 1997, com 76 vitórias (68 por nocaute) e cinco derrotas em 81 lutas

A lenda do Boxe e empresário George Foreman morreu aos 76 anos, nesta sexta-feira (21), o anúncio foi feito por familiares em uma publicação no Instagram .
“Nossos corações estão partidos. Com profunda tristeza, anunciamos o falecimento do nosso amado George Edward Foreman Sr., que partiu pacificamente em 21 de março de 2025, cercado por entes queridos. Um pregador devoto, um marido dedicado, um pai amoroso e um orgulhoso avô e bisavô, ele viveu uma vida marcada por fé inabalável, humildade e propósito.
Um humanitário, um atleta olímpico e duas vezes campeão mundial dos pesos pesados, ele era profundamente respeitado — uma força para o bem, um homem de disciplina, convicção e um protetor de seu legado, lutando incansavelmente para preservar seu bom nome — para sua família.
Somos gratos pela demonstração de amor e orações e pedimos gentilmente privacidade enquanto honramos a vida extraordinária de um homem que tivemos a bênção de chamar de nosso”, dizia a postagem.
A causa da morte não foi divulgada. O pugilista foi campeão mundial peso-pesado por duas vezes na carreira, em 1973 e 1994, aos 45 anos. Em 1968, com apenas 19 anos, o atleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Cidade do México. Foreman chegou a enfrentar o brasileiro Maguila, que faleceu ano passado. A luta ocorreu em 1990, o americano venceu com facilidade, por nocaute.
Outra lenda do boxe e fã de Foreman, Mike Tyson lamentou a morte do campeão mundial e publicou no X, antigo Twitter. “Condolências à família de George Foreman. Sua contribuição ao boxe e além nunca será esquecida”.
Foreman encerrou sua carreira nos ringues em 1997, com 76 vitórias (68 por nocaute) e cinco derrotas em 81 lutas.
Esporte
‘Verão Costa a Costa’ fortalece a prática esportiva no litoral baiano
O projeto promove momentos de lazer, diversão e inclusão social para a comunidade local e gera emprego e renda

Atividades esportivas das mais diversas modalidades, espaço de recreação infantil, comercialização de produtos e shows gratuitos têm marcado a terceira edição do projeto ‘Verão Costa a Costa’, promovido pelo Governo do Estado, com investimento total de R$ 5 milhões, com apoio da Bahiagás. Realizado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o projeto tem última parada em Camaçari, na praia de Arembepe, na zona turística Costa dos Coqueiros, até este domingo (16).
A iniciativa já percorreu municípios das costas do Descobrimento (Porto Seguro), do Dendê (Maraú), das Baleias (Alcobaça), do Cacau (Itacaré) e Salvador. Para o coordenador de esportes da Setre, Gustavo Miranda, o projeto tem como objetivo fortalecer o esporte, promover momentos de lazer, diversão e inclusão social para a comunidade local e gerar emprego e renda.
“O grande lance do ‘Verão Costa a Costa’ é difundir as modalidades de praia e também outras que são praticadas em cada cidade do território. A cada ano, a comunidade absorve mais, então o projeto vai se ampliando. É uma grande sacada, principalmente ao trazermos a Feira da Economia Solidária, uma excelente oportunidade de comercializar produtos”, enfatiza Miranda. Superando as expectativas, a edição de 2025 já alcançou mais de 40 mil pessoas, com o envolvimento de muitos estudantes da rede pública de ensino.
A programação em Arempebe, teve início nesta quinta-feira (13) e vai das 8h às 17h. Uma megaestrutura foi montada no fim de linha da localidade, para a prática de iniciação esportiva em futevôlei, vôlei de praia e beach tenis. Outras modalidades, como boxe, skate, futmesa, acesso à tirolesa, arborismo, escalada e brinquedos infantis, como futebol de sabão, piscina de bolinhas e cama elástica, também estão disponíveis para o público.
Pela primeira vez, o estudante de 13 anos, Enzo Veleiro Souza, se arriscou na escalada de 15 m de altura, que exigiu força e concentração. Para ele, a sensação foi de “frio na barriga”. “Quando chega lá em cima e a gente olha para baixo, bate aquele medo, mas é uma sensação boa. É uma atividade física em que trabalhamos as pernas, os braços. Achei muito bom. Aqui, já fiz boxe, jiu-jitsu e pretendo fazer futmesa”, disse.
A mesma sensação descrita por Franciele Sousa, 17 anos, também estudante e moradora de Camaçari, quando fez a aula de skate. “Vi os meninos fazendo esse esporte, achei legal e quis fazer também. Fiquei com medo no início, achei que eu ia errar, mas testando foi muito fácil. Pretendo voltar amanhã pra fazer novamente”, contou.
No Verão Costa a Costa também há um espaço destinado à Feira de Economia Solidária, que reúne empreendedores e oferece espaço para exposição e comercialização de produtos. A artesã Mariete Passos de Jesus, 62 anos, natural de Arembepe, aproveitou a oportunidade para mostrar os seus produtos em tecido cru.
“Trouxe roupas com crochê e bolsas temáticas. Gostei muito dessa iniciativa porque posso ter uma renda a mais e apresentar o meu trabalho, que faço há 35 anos. Tomara que eu consiga vender muito aqui”, afirmou animada.
A programação inclui ainda os shows de Afrocidade e Escandurras, no sábado (15); e no domingo (16), uma corrida de 5 km, a partir das 7h, com show musical.
-
Cidadehá 3 dias
Linhas de Cajazeiras são modificadas a partir deste sábado (22)
-
Culturahá 3 dias
Casa do Benin recebe exposição “Assentamentos” até 30 de abril
-
Políticahá 2 dias
Minha Casa, Minha Vida é retomado em Barreiras
-
Segurançahá 3 dias
Proteção à Mulher será disciplina na formação de oficiais e praças da PMBA