Ícone do site Bahia Pra Você

Veja como evitar se expor aos vírus da gripe e Covid-19

Fim de ano é tempo para celebrar, seja em família ou amigos, mas ainda é preciso se preocupar com as medidas de contenção da Covid-19 e também da gripe.

Fim de ano é tempo para celebrar, seja em família ou amigos, mas ainda é preciso se preocupar com as medidas de contenção da Covid-19 e também da gripe. A médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adielma Nizarala, dá algumas dicas para a ocasião e fala sobre a importância da vacinação, no combate às doenças infecciosas.

Para a especialista, apesar da vacinação e da redução do número de casos da Covid-19, o cenário não é favorável para se descuidar da prevenção, pois ainda há pessoas que não está com a imunização completa. A recomendação é que as reuniões sejam feitas apenas com os seus grupos familiares, de preferência em locais abertos, com boa circulação de ar, em que as pessoas utilizem a máscara e mantenham o distanciamento social.

“É importante lavar as mãos com frequência, ou higienizá-las com álcool 70%, além de evitar as aglomerações e a participação de eventos com grande número de pessoas”, recomenda Adielma.

A infectologista ressalta ainda a importância de se vacinar. “Com a imunização completa, as pessoas podem até pegar a doença, porém a probabilidade de desenvolver quadros graves é muito pequena. Tivemos uma baixíssima cobertura de vacinação contra a gripe durante a campanha, as pessoas não aderiram, e isso fez com que o vírus encontrasse terreno fértil para voltar a se multiplicar”, explica.

A vacina contra a Covid-19 prossegue com a estratégia Liberou Geral, contemplando também cidadãos residentes em outros municípios baianos. São aplicadas a 1ª, 2ª e 3ª doses de acordo com cada grupo habilitado. A estratégia completa pode ser acompanhada nas redes sociais oficiais da Prefeitura e nos veículos de comunicação.

ANÚNCIO
Imunização incompleta

De acordo com dados da SMS, quase 19 mil pessoas, com a faixa etária entre 12 e 17 anos e cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS), ainda não se vacinaram com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na capital baiana.

Entre os mais de 18 anos, o número de faltosos para a aplicação da primeira dose é de 17,5 mil. Além disso, quase 214 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina e 377 mil seguem com a dose de reforço atrasada. Alia-se ao número de pessoas não imunizadas, ou com a imunização incompleta contra a Covid-19, o recente aumento expressivo do número de casos de Influenza do tipo H3N2, subtipo Darwin, na capital baiana.

Sair da versão mobile