Ícone do site Bahia Pra Você

Vacina testada no Brasil tem estudo suspenso

A fase 3 de testes da vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela AstraZeneca em conjunto com a Universidade de Oxford, foi suspensa por ter surgido uma “reação adversa séria” em um participante no Reino Unido.

Um porta-voz da farmacêutica, pioneira nos estudos da vacina Covid-19, disse em um comunicado que o “processo de revisão padrão da empresa acionou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança”.

Ainda de acordo com o comunicado da AstraZeneca, a pausa é “uma ação de rotina que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada em um dos testes, enquanto ela é investigada, garantindo a manutenção da integridade dos testes”. O porta-voz ressaltou que a empresa está “trabalhando para agilizar a revisão do evento único para minimizar qualquer impacto potencial no cronograma do teste”.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que já recebeu a mensagem de suspensão enviada pela AstraZeneca, já que o Brasil é um dos países do mundo que participa do estudo global. “A Agência aguarda o envio de mais informações sobre os motivos da suspensão para analisar os dados e se pronunciar oficialmente”, afirmou em nota.

Sair da versão mobile