A vacina contra o novo coronavírus do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford produziu uma forte resposta imunológica em idosos. Dados do estágio intermediário de testes (fase 2) foram publicados nesta quinta-feira (19), na revista científica The Lancet. Os pesquisadores esperam divulgar os resultados do estágio final (fase 3) dos testes até o Natal.
Os dados publicados sugerem que pessoas com mais de 70 anos, com maior risco de contrair doenças graves e morrer por Covid-19, podem desenvolver imunidade robusta.
“As respostas robustas de anticorpos e células T vistas em pessoas mais velhas em nosso estudo são encorajadoras”, disse Maheshi Ramasamy, consultor e co-investigador principal do Oxford Vaccine Group.
“Esperamos que isso signifique que nossa vacina ajude a proteger algumas das pessoas mais vulneráveis da sociedade, porém, mais pesquisas serão necessárias antes de termos certeza.”
O ensaio de fase 2 relatado no The Lancet envolveu um total de 560 voluntários saudáveis (160 com idades entre 18 e 55 anos, 160 com idades entre 56 e 69 anos e 240 com 70 anos ou mais).