Pedalar em Salvador tem ficado mais seguro com a construção de novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas pela Prefeitura. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a capital baiana conta com 280,35 km de rede cicloviária implantada.
Com a pandemia do novo coronavírus, a procura pela bicicleta como meio de locomoção e instrumento de atividade física e lazer aumentou. Com isso, a Transalvador mantém a fiscalização constante na cidade, coibindo o desrespeito às leis de trânsito.
Esse ano, houve uma redução do fluxo de veículos e a consequente diminuição nas notificações por trânsito em ciclovias. De janeiro a agosto, foram registradas 194 notificações, contra 395 do mesmo período de 2019.
Multa
Transitar com o veículo em ciclovias ou ciclofaixas é considerado infração de natureza gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro. A multa é de R$ 880,41 e o condutor perde sete pontos na carteira. Já o estacionamento sobre ciclofaixas e ciclovias é infração grave e implica em multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira.