Equipes de resgate chinesas encontraram um dos gravadores de voo da caixa preta do jato da China Eastern Airlines que caiu na segunda-feira com 132 pessoas a bordo, informou a mídia estatal.
O avião doméstico de passageiros caiu de mais de 20.000 pés em uma área montanhosa de Guangxi, provocando um intenso incêndio e quase se desintegrando com o impacto. Autoridades de resposta disseram que as circunstâncias do acidente significam que os investigadores enfrentaão “um nível muito alto de dificuldade” para estabelecer uma causa.
Nesta quarta-feira (23), a agência de notícias estatal oficial da China, Xinhua, informou que um dos dois gravadores de voo a bordo, que capturam dados críticos de voo e áudio da cabine, foi recuperado. No entanto, ele havia sido “muito danificado”, segundo relatos.
“Este é um grande avanço em nosso trabalho de pesquisa”, disse um porta-voz oficial a repórteres.
Os gravadores de voo – um que captura voz e outro que captura dados de voo – são pintados de laranja brilhante e construídos para resistir a impactos repentinos, disseram autoridades na quarta-feira. “Sabemos que antes do acidente houve um mergulho repentino do avião em um período muito curto de tempo”, disse um porta-voz, acrescentando que eles estavam trabalhando para determinar qual deles haviam encontrado.
Zhu Tao, diretor de segurança da aviação da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), disse na terça-feira que nenhum sobrevivente ainda foi encontrado por equipes de resgate que continuam vasculhando o local montanhoso e florestal onde o Boeing 737-800 caiu.
“O jato foi seriamente danificado durante o acidente e as investigações enfrentarão um nível muito alto de dificuldade”, disse Zhu no primeiro briefing do governo sobre o desastre.
“Dadas as informações atualmente disponíveis, ainda não temos uma avaliação clara da causa do acidente”, disse ele, acrescentando que a aeronave não respondeu às repetidas chamadas dos controladores aéreos durante sua rápida descida.
O jato “atendeu aos padrões de aeronavegabilidade antes de decolar e as condições técnicas eram estáveis”, disse Sun Shiying, funcionário da China Eastern Airlines, em um comunicado. “Os membros da tripulação estavam bem de saúde e sua experiência de voo estava de acordo com os requisitos regulatórios”.
O voo MU5735 estava indo na segunda-feira para a cidade portuária de Guangzhou de Kunming, capital da província de Yunnan, no sudoeste, quando caiu da altitude de cruzeiro nas montanhas de Guangxi menos de uma hora antes do horário programado para o pouso.
O jato parecia mergulhar no chão em um ângulo de cerca de 35 graus em relação à vertical em imagens de vídeo da câmera do painel do veículo, de acordo com a mídia chinesa.