O Uber anunciou na terça-feira (5) que vai passar a mostrar para os motoristas parceiros o endereço de destino e o valor total da corrida antes que eles aceitem a viagem. A atualização do aplicativo já está disponível em todas as capitais do país.
O Uber afirmou ainda que a tela de oferta está disponível para motoristas de outras “centenas de municípios que fazem parte das maiores regiões metropolitanas” do país, mas não especificou quais são essas cidades.
Antes dessa mudança, o motorista só via uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do usuário. Agora, além de conferir o destino, a tela de oferta de viagem também passa a mostrar o valor total em reais que o motorista receberia com a corrida, incluindo o adicional de preço dinâmico, quando esse recurso estiver ativo.
Segundo a empresa, no novo modelo, o cálculo de ganhos do motorista deixa de ser fixo e passa a incluir mais variáveis. Antes, eram considerados tempo e distância em cada corrida. Agora, o Uber afirma que o preço da corrida leva em consideração o trajeto até o passageiro, o horário do dia e o perfil da viagem.
Segundo o Uber, a medida visa diminuir as desistências e os cancelamentos de corridas no aplicativo, um dos efeitos colaterais da alta dos combustíveis. Em setembro do ano passado, a Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp) acusou o Uber de excluir, em todo o país, mais de 15 mil motoristas por excesso de cancelamentos. A empresa negou as acusações.