Bahia Pra Você

Turismo na Bahia cresceu 9,7% no segundo trimestre de 2025

A Bahia apresentou um avanço significativo no setor de turismo no segundo trimestre de 2025, com crescimento de 9,7% no volume de atividades turísticas em comparação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho colocou o estado na quarta posição entre as unidades federativas, superando a média nacional, que foi de 7,3%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e integram o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia. O documento foi divulgado nesta terça-feira (21), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado.

Entre os destaques do boletim, o fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais nos principais aeroportos baianos — Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista — cresceu 5,4% no segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2024. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelos aeroportos de Porto Seguro (23,0%) e Salvador (3,3%). Ao todo, cerca de 2,4 milhões de pessoas transitaram pelos terminais aéreos do estado.

No sistema ferry-boat, operado entre São Joaquim e Bom Despacho, foram registrados aproximadamente 210 mil veículos transportados, número 18,6% superior ao do segundo trimestre de 2024. Já o volume de passageiros chegou a 1,3 milhão, com crescimento de 13,0%, segundo dados da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 56,6% no segundo trimestre de 2025, conforme informações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). Embora ligeiramente inferior à registrada no mesmo período de 2024 (56,9%), o índice representa a segunda melhor taxa média para segundos trimestres desde o início da série histórica, em 2014.

ANÚNCIO
Anúncios

No aspecto fiscal, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) informou que a arrecadação de ICMS sobre Atividades Características do Turismo ultrapassou R$ 1,3 bilhão no trimestre, com expansão nominal de 13,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mais da metade das atividades investigadas (55,6%) contribuíram para esse resultado.

O setor também apresentou saldo positivo na geração de empregos formais. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 701 postos de trabalho com carteira assinada, com destaque para os segmentos de restaurantes e serviços de alimentação e bebidas (+363 vagas) e transporte rodoviário de táxi (+330 vínculos). A zona turística Caminhos do Sertão liderou a expansão, com 252 novos postos.

Os investimentos públicos e privados nos festejos juninos realizados em diversos municípios baianos foram apontados como fatores decisivos para o bom desempenho do turismo no trimestre. As perspectivas para o terceiro trimestre são otimistas, com a realização de grandes eventos como o Desfile da Independência do Brasil na Bahia, o Festival de Chocolate, as celebrações em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, a romaria de Bom Jesus da Lapa e o Festival de Inverno Bahia. A expectativa é de que essas iniciativas impulsionem ainda mais o setor, em linha com a tendência de aceleração apontada pela sondagem empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sair da versão mobile