Bahia Pra Você

Túnel usado para tráfico de drogas é descoberto na fronteira EUA-México

Autoridades norte-americanas descobriram um túnel subterrâneo de contrabando na fronteira Califórnia-México que percorre a extensão de um campo de futebol e contém paredes reforçadas, eletricidade, ventilação e um sistema ferroviário.

Os investigadores descobriram o túnel, que levava a um armazém em uma área industrial em solo americano, na semana passada. O túnel está localizado a cerca de 0,8 km da fronteira de Otay Mesa entre Tijuana e San Diego, em uma área onde mais de uma dúzia de outros túneis foram descobertos nas últimas duas décadas.

Depois de vigiar uma casa que havia sido usada recentemente como esconderijo de drogas, os agentes começaram a fazer paradas no trânsito de veículos perto do armazém, revelando caixas cheias de cocaína, de acordo com uma queixa criminal federal apresentada no tribunal distrital dos Estados Unidos, em San Diego.

Eles invadiram as propriedades – não encontrando outras drogas no depósito, mas uma abertura de túnel esculpida no chão de cimento, disseram promotores federais. O túnel percorria um terço de milha até Tijuana. Tinha 1,2 metros de diâmetro e cerca de seis andares de profundidade.

Os agentes apreenderam 799 kg de cocaína, 75 kg de metanfetamina e 1,6 kg de heroína dos veículos e da residência, e prenderam seis pessoas sob acusações federais de conspiração contra drogas.

ANÚNCIO
Anúncios

O túnel transfronteiriço foi construído em um dos trechos mais fortificados da fronteira, ilustrando as limitações do muro de Donald Trump. Embora sejam consideradas eficazes contra túneis pequenos e grosseiramente construídos chamados “buracos de gopher”, as paredes não são páreo para passagens mais sofisticadas que correm mais profundamente no subsolo.

As autoridades encontraram cerca de 15 túneis sofisticados na fronteira da Califórnia com o México desde 2006.

Muitos túneis, incluindo o anunciado na segunda-feira, estão na área industrial de Otay Mesa, em San Diego, onde o solo argiloso é propício à escavação e os armazéns fornecem cobertura.

As passagens transfronteiriças datam do início dos anos 1990 e têm sido usadas principalmente para contrabandear cargas de várias toneladas de maconha. A Administração Antidrogas dos EUA disse em 2020 que eles geralmente eram encontrados na Califórnia e no Arizona e associados ao cartel de Sinaloa, no México.

Por lei federal, as autoridades americanas devem encher o lado americano dos túneis com concreto.

ANÚNCIO
Anúncios
Sair da versão mobile