Na vila de Golovin, situada a 80 quilômetros a leste de Nome, relatos iniciais indicavam que até uma dúzia das 48 casas haviam sido inundadas com água devido a um tufão. A cerca de 400 quilômetros ao sul de Newtok, um terço da população de cerca de 200 pessoas procurou abrigo na escola local. Na cidade de Kotzebue, em uma região onde a menor temperatura anual pode chegar a 52 graus abaixo de zero, os moradores relataram que a pista inundada do aeroporto também estava coberta de detritos.
Estes foram os principais efeitos daquela que é considerada como a pior tempestade a atingir o estado americano situado no extremo norte nos últimos 50 anos. Inundações e fortes vendavais foram registrados por moradores locais, atingidos pelos remanescentes de um ciclone tropical, o tufão Merbok.
Em Nome, a casa de um morador foi vista flutuando em um rio, até ser parada embaixo de uma ponte. Testemunhas filmaram a moradia dentro do curso d’água.
No domingo, depois que os remanescentes do tufão Merbok atingiram o oeste do Alasca com tempestades e rajadas de vento, os moradores que vivem ao longo de mais de 1.600 quilômetros de costa – muitos deles nas comunidades mais vulneráveis do estado – enfrentaram vários graus de inundações e danos à infraestrutura. E havia preocupações sobre o impacto a longo prazo e como eles se recuperariam à medida que os meses mais frios se aproximassem.
Em toda a região, comunidades “centrais” como Nome, Kotzebue e Unalakleet, bem como as vilas menores e sem estradas conectadas, ainda sentiam a dor de ruas e casas inundadas, falta de energia e pistas de aeroportos embaixo d’água. Histórias semelhantes estavam acontecendo em pelo menos uma dúzia de outras aldeias remotas no Alasca, onde a população é predominantemente indígena.
Relatos de tanques de combustível danificados e revirados também foram preocupantes, porque esses tanques contêm o óleo diesel que alimenta os geradores locais e aquece as casas. Os tanques também guardam a gasolina que abastece os veículos usados na caça para subsistência: quadriciclos, barcos e motos de neve.
Em alguns casos, as cabines que as pessoas usam durante a temporada de pesca, assim como os secadores e fumeiros, foram destruídas.